SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 13/06/2005
Autor: Armando Hess de Souza
Fonte: A Notícia

Uma ponte de ouro

Que Santa Catarina tem uma produção de excelência, um parque industrial pujante e uma enorme capacidade para a geração de negócios, todos já sabemos. Mas, para continuarmos a crescer e pavimentarmos definitivamente o caminho da prosperidade e do equilíbrio social, precisamos que parceiros estratégicos também despertem para essa realidade e contribuam para o intercâmbio cultural e educacional, a transferência tecnológica e a intensificação do comércio.

E foi exatamente isso o que aconteceu quando uma delegação de mais de 40 empresários californianos descobriu com surpresa e admiração o resoluto empreendedorismo catarinense, a hospitalidade e o talento do povo, a exuberante natureza que nos cerca.

Fruto de uma parceria conjunta da iniciativa privada - IBI Américas - e o governo do Estado, a visita da missão empresarial americana, que se encerrou na sexta-feira, é um dos primeiros resultados concretos do trabalho de aproximação entre os Estados de Santa Catarina e Califórnia. Esse trabalho começou em outubro do ano passado, quando, por determinação do governador, tive a oportunidade de visitar a Califórnia para assinar memorandos de entendimento com entidades empresariais e formalizar o convite para a visita.

Mais concretas ainda são as possibilidades de negócios que despontam desta primeira visita. Depois de quatro dias no Estado e contatos com empresários, acadêmicos e governantes de Florianópolis, Blumenau, Joinville e Jaraguá do Sul, os empresários americanos saem com reuniões marcadas para tratar da formação de joint-ventures, transferência tecnológica e operações de importação/exportação.

O projeto Parque Sapiens, iniciativa da Fundação Certi e governo do Estado que integra indústrias de base tecnológica, organizações educacionais, iniciativas artístico-culturais, empreendimentos comerciais e projetos turísticos em 450 hectares no Norte da Ilha de Santa Catarina, cativou gigantes como a Intel, SUN, Cisco Systems, Sybase e outras que já pensam em investir ou construir uma plataforma local para firmar presença no País.

Também houve avanço na área de turismo. Entusiasmada com o que viu, a Associação Americana de Turismo de Negócios (NBTA) vai receber representantes da Santur já em julho próximo para em conjunto estabelecerem a formatação de pacotes para o Estado.
Como sugeriu o chefe da delegação, professor Kamath, os dois Estados estão construindo uma "ponte de ouro". Pelos resultados da primeira visita, esta ponte terá transito intenso.

*Armando Hess de Souza, secretário de Estado do Planejamento


Destaques da Loja Virtual
COMO TRANSFORMAR SEU TALENTO EM UM NEGÓCIO DE SUCESSO

Este livro foi elaborado especialmente para aquelas pessoas que sonham em ter o próprio negócio mas não sabem como fazer para ter sucesso. Nele, a au...

R$45,00