SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 23/06/2005
Autor: Diário Catarinense
Fonte: Diário Catarinense

Paliativo tributário

Os empresários não estão mais sozinhos na luta por uma ampla reforma tributária. Com a realização do Feirão do Imposto pudemos observar que a população está mais consciente de que os tributos oneram a produção, prejudicam a geração de empregos formais e ainda permitem benefícios para alguns setores em detrimento de outros. A aprovação da chamada "MP do Bem" foi apenas mais um paliativo ou mais um início para garantir a desoneração para exportadores e para setores da tecnologia e construção civil.

O próprio ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, anunciou que ainda faltam muitas questões a resolver, como a eliminação dos impostos sobre investimentos de infra-estrutura. Outra preocupação imediata são mais alguns bens de consumo populares, que assim como o feijão, farinha de mandioca e leite, precisam ter impostos diminuídos para garantir a aquisição pelas famílias de menor poder aquisitivo. No entanto, cabe-nos reiterar que a completa reforma tributária é essencial para evitar os ainda existentes "efeitos cascata", aumentar a base de arrecadação e incentivar a produção com investimentos em infra-estrutura caso este setor comece a ser desonerado. A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa será mais uma grande conquista nesta enfadonha novela que se arrasta desde os tempos do Brasil Imperial.

Luiz Carlos Furtado Neves - Presidente da Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis e da CDL de São José.


Destaques da Loja Virtual
SUPERDICAS PARA INOVAR CRIAR OPORTUNIDADES E VIRAR O JOGO

Quantas vezes você esperou "aquela" chance de virar o jogo e fazer seu sonho acontecer? quantas vezes você estudou, trabalhou e se preparou para quand...

R$13,00