SEBRAE/SC - Artigos para MPE's

 
  Data Inclusão: 10/01/2005
Autor: Juliana de Moraes
Fonte: DIÁRIO DE SÃO PAULO

Slogan é grito de guerra para aumentar vendas

Conheça a história e aprenda como desenvolver um slogan para sua empresa. A frase deve trazer identidade e "colar" na memória do consumidor.

Um artigo publicado na revista Publicidade e Negócios , em 1957, diz que a palavra slogan tem origem nos antigos clãs. "Slaugh-ghairn", expressão usada em tempos de lutas pelos celtas, queria dizer brado de guerra, conforme escreveu Dieno Castanho no artigo em questão. A expressão evoluiu para se transformar no grito em prol das vendas no universo dos negócios. "O slogan deve anunciar e identificar o produto ou serviço, despertando, em poucas palavras, a sensibilidade e a simpatia do consumidor", disse ainda Dieno no texto. Para tanto, destacou Dieno, deve ser breve, não ultrapassando seis palavras (sem contar as monossílabas) e creditar um valor que faça a diferença entre os demais objetos de consumo da categoria.
Ele acrescenta no artigo que, para criar um bom slogan, é aconselhável escrever as várias idéias iniciais de frases e compará-las, combinando as melhores palavras e expressões. Se por um lado a rima é uma característica positiva, por outro não é essencial, podendo ser substituída por uma frase com cadência como em "Cada gota no seu carro é uma moeda no seu bolso", usada pelo óleo Esso. Outra dica para quem quer criar uma frase para acrescentar qualidades à identidade da empresa é: aproveite as idéias de sucesso, mas não as repita. O que vale é sempre a originalidade e irreverência.

Na raiz da propaganda ¿ O prefácio do livro Slogans , escrito por Cid Pacheco, aponta que nada é mais elementar para a propaganda do que este jogo de pura persuasão feito com palavras. "Só há uma força capaz de enfrentar um bom slogan: outro slogan melhor", afirmou o autor.

Não restam dúvidas sobre a importância do slogan e sua influência sobre a memória dos clientes. De acordo com os especialistas, todas as frases com esse propósito devem ter potencial de "invadir" a mente das pessoas, fazendo com que a lembrança cumpra a tarefa de trazer o nome do produto, serviço ou corporação à frente da lista de opções de consumo. "Quanto mais são repetidos os slogans, maior será a probabilidade deles se tornarem autônomos em relação às pessoas, como se fossem verdades absolutas", resume o psicanalista Raymundo de Lima.

Animal ¿ Pensando na força dessas técnicas, a empresária Thaís Ribeiro Tatini, proprietária do Zôo Center, pet shop que fica na região de Interlagos (capital paulista), adaptou ao slogan do empreendimento o motivo pelo qual entrou para o negócio: Nossa paixão... é animal!

A empresária conta que estuda o comportamento dos bichos por amor aos animais. A abertura de uma loja para venda de filhotes, além da oferta de serviços e produtos, foi uma realização pessoal e profissional. "Desde que inaugurei o ponto falamos que somos apaixonados pelo nosso trabalho. Desse hábito de comunicar aos fregueses nossas intenções nasceu o slogan "Nossa paixão... é animal ", que acrescentou qualidade ao empreendimento, fazendo, inclusive, referência ao principal sujeito que movimenta a loja: o bicho de estimação".

Garantia de patente ¿ Já para Antônio Cabral, sócio-proprietário da Panificadora Sagres, que fica em São Paulo, o slogan "A pioneira em mini-pãezinhos" é conseqüência da invenção dos mesmos, há 40 anos.

"Assim que o produto de 20 gramas semelhante ao pão francês começou a fazer sucesso, pensamos no slogan, que faria menção ao produto de maior vendagem. Para garantir, patenteamos a frase, impedindo que qualquer outra concorrente saísse repetindo ou anunciando algo que nos desacreditasse", ressalta.

Produção - Cabral diz que a produção diária de três mil unidades de mini-pãezinhos durante a semana e até oito mil unidades por dia aos sábados e domingos confirma o bom desempenho do produto, que atrai clientes de todos os cantos da cidade. "Recebemos encomendas de gente que mora em Santana e outros bairros distantes da Sagres. Eles não se importam de cruzar a cidade até a região Vila Mariana para garantir a compra do que chamam de tentação", conclui.

Além dos mini-pãezinhos, a padaria serve refeições e possui loja de conveniência.

Opinião do cliente ajudou a criar identidade do Rancho da Empada
No Rancho da Empada, a frase que acompanha o nome da empresa é "As melhores empadas de São Paulo". José Antônio Anversa Rocha, sócio-diretor do negócio, diz que, mesmo antes de criar um slogan para sua empresa, já fazia uso da famosa expressão adotada pela rede Sears de lojas: Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta. "Em dez anos de administração, esse sempre foi o lema do Rancho da Empada. Aqui, cliente não deixa empada ou qualquer salgado no prato sem que saibamos o motivo. Se for porque faltou sal ou está com qualquer outro problema, não cobramos o produto", afirma o empresário.

Clientes - Segundo ele, o slogan da empresa nasceu dos comentários dos próprios clientes da casa. "Em 1997, a revista Veja São Paulo elegeu nossas empadas as melhores da capital. Esse título, acrescido do apoio dos clientes, nos levou a apostar nesse slogan. Buscamos fazer jus a ele todos os dias".

Este ano, a empresa passou novamente pela seleção da revista e levou o título de campeã pela oferta do melhor salgado da cidade. "Em 1994, quando começamos o negócio, os sabores de empadas eram apenas quatro. Dez anos mais tarde, 16 são as opções apenas para as empadas salgadas, além de seis tipos doces. Risolis e coxinha de camarão também estão entre os produtos que os consumidores podem experimentar, até porque as criações são atendimentos a pedidos deles", brinca o empreendedor, que conta com seis pontos em funcionamento em São Paulo.


Cel lep: frases que traduzem a relação

Rede de escolas de línguas acredita que slogans devem estar em sintonia com as novas gerações e adota diferentes frases

A rede de escolas de inglês e espanhol Cel lep tem 37 anos de atuação e pelo menos 10 slogans no "currículo". A administração da instituição de ensino acredita que a visão que se tem da escola muda com o decorrer dos anos, pedindo novas definições para o que Mônica Toledo Silva, diretora de marketing da empresa, considera a tradução de um relacionamento junto aos alunos.

Slogan para traduzir ¿ "O nome da empresa permaneceu sem a companhia de um slogan por mais de 20 anos. No entanto, muita gente comentava que era importante criarmos uma frase para a escola porque o nome não explica ou traduz do que se trata o negócio. Em São Paulo isso nunca foi um problema em função da popularidade da marca entre a população, mas fora da capital, para onde expandimos anos mais tarde, era diferente", afirma.

Segundo a executiva, foi assim que, há 10 anos, numa pesquisa informal junto aos alunos, constatou-se que era possível resumir a impressão deles sobre a escola como "Only the best will do" (Só os melhores farão).

Português - Num segundo momento, com a contratação de uma agência de propaganda para dar uma orientação quanto ao assunto, uma pesquisa encomendada levou à mudança do slogan para uma frase em português, a "Estude fora do Brasil todos os dias".

A diretora explica que, depois dessa segunda definição, vieram outros slogans, sempre baseados na idéia de traduzir o sentimento dos alunos quanto ao modelo de ensino e relacionamento com professores e a administração da rede.

Para todas as gerações ¿ "English first class; Be happy at Cel lep; English for life; Cel lep - Big Family; e Power english Cel lep são alguns exemplos de slogans adotados para agregar valores à instituição, já que após 30 anos de atuação no mercado de ensino de línguas observamos que os clientes de hoje são, em muitos casos, os netos de ex-alunos da instituição".

A rede Cel lep teve a primeira escola inaugurada na capital paulista, em 1968, depois do bom desempenho de uma experiência didático-pedagógica inserida na estrutura de um grande colégio da cidade de São Paulo, o Liceu Eduardo Prado. Passados mais de 30 anos desde a abertura da primeira unidade, a empresa conta com 19 pontos de ensino e equipes que somam 800 colaboradores entre docentes e profissionais da administração. As escolas estão distribuídas pelos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, atendendo 19 mil alunos ao todo.

Aulas para executivos - Entre os diferenciais da instituição estão as turmas que não ultrapassam 10 pessoas, aulas individuais voltadas principalmente a executivos que não têm condições de ser atendidos nos horários convencionais dos cursos, grupos de ensino para escolas, equipes especializadas em traduções e laboratórios de pesquisa e treinamento.