SEBRAE/SC - Notícias para MPE's

 
  Data Inclusão: 15/05/2001
Autor: SEBRAE/SC
Fonte: A Notícia

Como montar uma fábrica de bolachas

O empreendimento requer cuidados com o processo produtivo, qualidade do produto final e desenvolvimento de canais de distribuição eficazes. Os consumidores desse produto são os supermercados e os atacadistas, mas há a possibilidade de vendas no varejo. Isso implicará em uma pequena loja, paralela à fábrica, para a venda dos produtos.


Os fornecedores de matéria-prima devem ser escolhidos mediante pesquisa e uma dificuldade poderá existir na entressafra da farinha, quando se torna mais difícil encontrá-la. A parte funcional de uma fábrica de bolachas deve obedecer à seguinte disposição física: área de produção, embalagem, expedição de produtos, escritórios e banheiros. As áreas de expedição e estoque devem ter comunicação direta com um estacionamento, para assim facilitar a carga do produto e o descarregamento da matéria-prima.


O quadro de pessoal deverá contar com funcionários que vão preparar, cortar e assar as bolachas, os que cuidarão da parte de embalagem e um auxiliar administrativo. Os equipamentos básicos para a instalação da fábrica são: massadeira, cilindro, forno, coifa, mesas para estender a massa, balanças, cestas plásticas e um veículo utilitário. Os principais itens das matérias-primas para se fabricar bolacha são: farinha comum, açúcar, gordura, sal e conservantes.



Fonte: O ESTADO DE SÃO PAULO


Destaques da Loja Virtual
SUPERDICAS PARA SER UM PROFISSIONAL VENCEDOR

O sucesso sempre bate na porta dos outros e nunca na sua? Com estas superdicas para ser um profissional vencedor você vai entender que não é o sucesso...

R$13,00