Oportunidades de Negócios

 
  Data Inclusão: 27/03/2007
Autor: Jornal do Commércio

Metodologia de ensino é diferencial da AMPM

Aliança Mundial busca franqueados no Rio e interior paulista

Aprender inglês em menos de 200 horas de aula. O sonho de muitos é o lema da rede de escolas de idioma Aliança Mundial (AMPM), que está expandindo sua marca por meio do sistema de franquias e pretende abrir mais duas unidades até o final do ano. A metodologia de ensino é o que mais chama atenção e o que a diferencia das demais escolas de idioma. A rede completa onze anos no mercado este mês e possui uma unidade própria e cinco franquias, todas localizadas em São Paulo. A meta é expandir para o Rio de Janeiro e interior paulista. Para quem pretende abrir uma franquia AMPM, o investimento inicial varia de R$ 55 mil a R$ 105 mil e o faturamento médio mensal vai de R$ 35 mil até R$ 95 mil.

De acordo com o diretor de expansão da rede, A.J. Scarcelli, a metodologia de ensino revoluciona as antigas práticas do mercado de idiomas. "As escolas tradicionais no País importaram seu material didático, que não atende às necessidades do aluno brasileiro", reclama Scarcelli. Para resolver a questão, a AMPM fez um estudo que mapeou o dia-a-dia de um brasileiro e como usava a língua portuguesa no seu cotidiano. A partir daí, foi desenvolvido um método de aprendizagem, em inglês, que reproduz o que um estudante aprende e fala, em português, diariamente.

A conclusão do estudo revelou que o uso de quatro ferramentas da língua (conjunções, verbos, verbos de ligação e a estrutura) é a base da língua falada no dia-a-dia. Assim, um dos métodos da AMPM é ensinar ao aluno, simultaneamente, os tempos verbais em inglês (tradicionalmente, presente, passado e futuro são ensinados em níveis diferentes). Entretanto, conta Scarcelli, a aprendizagem dos tempos verbais ao mesmo tempo é mais dinâmica e funciona de forma otimizada para que o aluno tenha fluência e consiga a meta de menos 200 horas.

"A média de tempo que as outras escolas levam para garantir a fluência verbal, escrita e na leitura varia entre 600 e 900 horas. A AM PM pode emitir no ato da matrícula, um certificado de garantia de aprendizado no período proposto, menos de 200 horas, desde que o aluno tenha realmente interesse e cumpra com o nosso programa", frisa Scarcelli, que ressalta que a prerrogativa está baseada no histórico de sucesso dos alunos da rede ao longo de 10 anos.

TROCA DE BANDEIRA. Em São Paulo, no bairro da Vila Olímpia, Paulo Alessandro Pereira abriu sua primeira franquia da AMPM em 2002. Ele revela que, antes de ser franqueado da rede, tinha uma franquia de outra escola de inglês, mas já estava à beira da falência, com apenas oito alunos, sendo apenas quatro pagantes. Nesta época, conheceu a proposta do curso de Scarcelli e decidiu trocar de bandeira. Pereira lembra que várias questões como a troca do material didático, da fachada da escola e a conversa com os alunos foram medidas que teve que tomar, além do investimento financeiro.

"Fui beneficiado coma troca. Em breve, abrirei a segunda unidade na Vila Sabrina, na Zona Norte de São Paulo", conta Pereira. O empresário, assim como o diretor de Expansão, frisa que os alunos não têm mais paciência de ficar mais de cinco anos em uma escola estudando inglês. Dessa forma, afirma que a metodologia de ensino, que garante a aprendizagem em menos de 200 horas, é o maior atrativo da rede. Ele conta que diariamente, várias pessoas ligam para a escola para saber qual é o segredo da aprendizagem em menos de 200 horas.

Também em São Paulo, mas no bairro de Embu da Artes, Edmundo Oliveira abriu sua franquia da AMPM em 2003. Ele já era franqueado de uma escola de informática e achou que era boa oportunidade para abrir uma unidade com foco no ensino de inglês, já que possuía alunos do outro curso. Contudo, ao longo dos anos, percebeu que sua estratégia não se consolidou, pois os públicos eram diferentes.

Oliveira revela que passou, então, a utilizar estratégias de marketing diferentes para atingir o novo público. "A princípio pensei que o público da escola de informática e o de inglês era o mesmo. Ao longo do tempo percebi que eram diferentes e tive que usar estratégias diversas para atingi-los", completa Oliveira, que confirma, assim como o franqueado da Vila Olímpia, que o grande atrativo da rede é a metodologia do ensino.

Raio X
AMPM
Negócio: escola de inglês

Investimento inicial: R$ 55 mil a R$ 105 mil
Capital de giro: R$ 20 mil a R$ 30 mil
Taxa de franquia: R$ 15 mil a R$ 25 mil
Taxa de royalties: cobrança sobre a venda de material didático (R$ 110)
Taxa de publicidade: cobrança sobre a venda de material didático (R$ 40)
Faturamento médio mensal: R$ 35 mil a R$ 95 mil
Tempo de retorno do investimento: 15 a 30 meses
Número de funcionários: de 7 a 15
Área: mínimo de150 metros quadrados
Risco: médio, devido à concorrência no mercado de escola de idiomas.

Fonte: AMPM e Claudia Pamplona (risco)

Serviço
AMPM, www.200horas.com.br e franquia200horas.com.br
Cláudia Pamplona, cmpamplonaig.com.br

Fonte: Jornal do Commércio


Destaques da Loja Virtual
A NOVA GERAÇÃO DE EMPREENDEDORES

O livro descreve o ambiente que o empreendedor vivencia em seu dia a dia a partir dos diversos desafios que enfrenta. Voltado a empreendedores inician...

R$32,00