Oportunidades de Negócios

 
  Data Inclusão: 13/08/2002
Autor: Diário do Comércio & Indústria

Lanche natural ëngorda"e dá lucro

Administrado quase que 100% por mulheres, o segmento dos lanches naturais — que cresce em média 20% ao ano no País — está abandonando paulatinamente o perfil de atividade informal para se transformar em pequenas e médias empresas fornecedoras até mesmo de linhas aéreas.

Comandada por Divanizy Araújo Carneiro, a mineira Natus Sanduíches Naturais atua há nove anos no mercado, e atualmente possui uma produção diária de 1.700 sanduíches naturais, em 20 diferentes sabores. A empresa tem um faturamento de R$ 40 mil/mês e vem engordando a receita em aproximadamente 20% ao ano.

A empresa fornece seus produtos para lojas de conveniência em postos de combustível, lanchonetes, colégios e clubes.

Em janeiro deste ano, a Natus iniciou o fornecimento de sanduíches para a Total Linhas Aéreas, companhia mineira com rotas diárias para cidades do interior do estado.

Atualmente, a direção da Natus está buscando no Estado de São Paulo distribuidores para seus produtos. “Queremos cada vez mais abrir novos mercados em outros lugares do Brasil.”

Em Belo Horizonte são vendidos diariamente cerca de 10 mil sanduíches naturais.

A Nancy Lanches Naturais trabalha na Baixada Santista há sete anos. A proprietária, Nancy Riskowsky prefere não divulgar a produção pois, segundo ela, é um mercado muito competitivo.

Ela informou que o produto é muito procurado nas regiões litorâneas em função da preocupação com um melhor condicionamento e aparência física.

“Durante a temporada de verão vendemos para cada cliente cerca de 100 sanduíches/dia. Fora de temporada, mandamos cerca de seis.”

A empresa fornece para agências de viagem, lojas de converniência, cafés, colégios e academias de ginástica.

A Mania Light, também de Belo Horizonte, tem distribuição na Grande São Paulo. São enviados diariamente cerca de 5.000 sanduíches para a região. A produção total fica na casa dos 8.000 sanduíches/dia.

Segundo o proprietário, Orlando Mota, a empresa vem apresentando um crescimento de 20% ao ano em função da rede de distribuição que foi implantada pela empresa, líder de mercado na Grande São Paulo.

No entanto, as empresas de sanduíche natural enfrentam um sério concorrente: o mercado informal. Sem pagar tributos, as versões domésticas dos sanduíches naturais custam em média até 100% a menos para o consumidor final. Outra preocupação é quanto à qualidade dos produtos, uma vez que os informais não sofrem uma fiscalização regular por parte dor órgãos sanitários assim como acontece com as pequenas e médias empresas que atuam no setor.

Fonte: DCI


Destaques da Loja Virtual
LOJA DE PRODUTOS NATURAIS

Este perfil tem como finalidade apresentar informações básicas a respeito da abertura de uma Loja de Produtos Naturais. Serão abordados assuntos relac...

De R$8,00
Por R$6,00
Desconto de R$2,00 (25%)