Oportunidades de Negócios

 
  Data Inclusão: 14/07/2005
Autor: Jornal do Commércio

Espetinho Mimi busca franqueados

Há 38 anos no mercado, a Espetinho Mimi busca franqueados no Rio de Janeiro. Hoje são 31 lojas, sendo três próprias. A rede pretende inaugurar de cinco unidades no Estado. O investimento inicial gira em torno de R$ 100 mil, incluindo o estoque inicial, a reforma do ponto e os equipamentos necessários.

Desde 1992 no franchising, o responsável pela expansão da empresa, Lício Melo, aponta Niterói, Campos, Região do Lagos, Região Serrana e uma loja na capital como praças que a Espetinho pretende conquistar. "Essas praças representam nossa atual necessidade de expansão."

Segundo o responsável pela expansão, a qualidade dos produtos e dos serviços oferecidos pela rede é o diferencial da marca. "Contratamos uma empresa de consultoria em marketing para reforçar a marca no mercado. Além de criar um novo material eletrônico e multimídia e um portal de Internet dinâmico, estamos reformulando o branding e ações estratégicas em eventos corporativos", explica.

Perfil
Para se tornar franqueado, o interessado precisa ser dinâmico, empreendedor, comunicativo, determinado e ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana. "É preciso que interessado se enquadre no perfil empreendedor e esteja disposto a trabalhar que buscamos."

O franqueado gastará cerca de R$ 8,2 mil com a compra de freezer para armazenar o estoque. A empresa não cobra taxa de publicidade, mas R$ 8 mil, que estão incluídos no investimento inicial são direcionados para a criação da identidade visual da loja e mais R$ 5 mil no marketing de abertura da loja.

Franqueados há 11 anos, o casal Leo e Sonia Filgueiras optou pela franquia do Espetinho Mimi na mudança de São Paulo para o Rio. "Optamos por este empreendimento pois já conhecia a qualidade do produto. A empresa é líder de mercado em São Paulo", lembra Sonia.

- O principal desafio no Rio é vencer o preconceito. A maioria das pessoas associa o produto churrasco em espetinhos individuais aos que são vendidos nas ruas, sem qualidade - alerta a empresária, lembrando a importância da divulgação.

Segundo os empreendedores, o franqueado deve estar sempre à frente do negócio, que tem os meses de junho, julho e dezembro como os melhores nas vendas. "Vendemos para festas juninas e comemorações de empresas. Para as festas, contamos com profissionais terceirizados."

- Na loja, trabalham somente eu e meu marido. Para 30 convidados, um churrasqueiro é utilizado. Um auxiliar é acrescido a partir de mais 30. O custo por convidado é de R$ 22, com tudo incluído - diz Sonia.

Os espetinhos e as carnes, produtos específicos da empresa são fornecidos pela franqueadora. "A compra dos produtos que são carro-chefe da marca é feita diretamente com a empresa. Já a compra de bebidas, sobremesas e sorvetes podem ser feitas com fornecedores regionais indicados pela franqueadora", explica Melo.

Segundo o consultor do Sebrae/RJ, Carlos Veríssimo, o risco é médio pelo valor do investimento e pelas questões culturais envolvidas. "Mesmo com toda a tradição de qualidade que o produto tem em outros estados, aqui no Rio ainda existe esta imagem negativa, ligada aos espetinhos vendidos na rua. Deve-se investir em propaganda para reverter o quadro", afirma o consultor.

Raio X
Investimento inicial: R$ 100 mil

Taxa de franquia: R$ 30 mil (incluído no investimento inicial)

Taxa de royalties: 1,5% do volume comprado dos produtos exclusivos.

Taxa de publicidade: não possui

Faturamento médio: R$ 50 mil

Margem de lucro sugerida: 12% a 15% (líquido)

Número de funcionários: 2

Área: 80 metros quadrados

Risco: médio, segundo o consultor do Sebrae/RJ, Carlos Veríssimo. "O empreendedor deve investir em divulgação e destacar as qualidades do produto, muito associado à informalidade no Rio de Janeiro", avalia o consultor.

SERVIÇO Espetinhos Mimi, 0800-173500 ou www.espetinhosmimi.com.br Sebrae/RJ, 0800-782020

Fonte: Jornal do Comércio


Destaques da Loja Virtual
EMPRESAS FEITAS PARA SERVIR

Empresas feitas para servir defende a necessidade de uma mudança profunda na filosofia e na prática dos negócios. Você irá entender que o que permite ...

R$23,00