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Empreendedorismo
Gestão
21 mar. 2014

5 dicas para aproveitar as oportunidades de negócios durante a Copa do Mundo

Este ano tem Copa do Mundo no Brasil  e sua empresa pode aproveitar para lucrar mais, conquistar novos clientes e novas parcerias, mesmo se sua cidade não estiver sediando o evento.

Estimativas do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) apontam que cerca de 600 mil estrangeiros virão ao Brasil para acompanhar a Copa. Alguns exclusivamente para assistir aos jogos, e outros para conhecer melhor o país. Assim, cidades que não sediarão o mundial também podem se beneficiar.

A principal oportunidade está no turismo. Oferecer produtos e serviços de qualidade agora para que os turistas voltem depois. Uma pesquisa da Embratur realizada durante a Copa das Confederações, apontou que 97% dos estrangeiros indicariam a viagem ao Brasil para amigos e familiares.

Oportunidades

Veja algumas dicas para aproveitar a Copa  como propulsora do seu negócio. Quanto mais você estiver preparado para receber os turistas, mais chances de sucesso sua empresa terá agora e no futuro.
  • Novos clientes - É a sua chance de conquistar uma nova clientela para o seu negócio. Tanto de turistas quanto de pessoas da sua própria cidade. Que tal transmitir os jogos, por exemplo? Ou oferecer um cardápio e atendimento diferenciado, com opções em diferentes idiomas.

    Bom atendimento é fundamental, a qualidade do seu serviço e atendimento pode ser o diferencial do seu negócio, não só na Copa, mas sempre. Lembre-se, cliente bem atendido volta sempre e faz propaganda positiva para a sua empresa;
  • Promoção de produtos nacionais, regionais e locais - Produtos com a cara da sua cidade ou do Brasil farão sucesso nesse período. Afinal, todos que visitam um lugar novo querem levar um pouco para casa como lembrança.

  • Produtos oficiais - Veja aqui como se licenciar para produzir e vender produtos oficiais da Copa do Mundo 2014;

  • Cultura regional - O que sua cidade tem a oferecer de diferente aos turistas? Pode ser uma vinícola, obras de arte, lugares históricos. Aproveite para disseminar sua cultura para que esses turistas a conheçam melhor e queiram voltar em outras oportunidades;

  • Novas parcerias - Você não tem uma vinícola, mas pode fazer parceria para que seus clientes visitem uma, por exemplo. Promoções casadas funcionam e além de lucro, podem  gerar novas oportunidades de parcerias e, consequentemente, mais clientes para os negócios;

Cuidados

Estratégias exigem planejamento. Execute todas as ações com cuidado, reflita em cada ponto para ter sucesso.
  • Pense no futuro e não apenas no período dos jogos - não adianta conquistar clientes agora para perdê-los depois. Continue com um atendimento/serviço exemplar mesmo depois da Copa;

  • Pesquise para entender o que o turista/torcedor de futebol procura;

  • Não entre na cultura do "meter a faca para aproveitar o momento". Os preços devem ser viáveis;

  • Pense que esse turista pode voltar e pode falar bem da sua empresa para conhecidos (tanto de fora quanto da sua cidade).

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