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Empreendedorismo
27 mai. 2019

Como cadastrar minha empresa em um aplicativo delivery

O aplicativo delivery é um recurso que facilita ao cliente fazer o pedido de uma refeição ou lanche - e muitos outros produtos - sem precisar sair de sua casa nem falar ao telefone. Basta acessar o app, solicitar o que deseja e realizar o pagamento, que pode ficar registrado com os dados do cartão de crédito. Por fim, é só esperar o pedido e receber onde ele estiver. Essa ferramenta oferece diversos benefícios para o cliente, mas também é vantajosa para as empresas. Entre os principais benefícios estão a visibilidade da marca e a facilidade de comunicação, evitando que as linhas telefônicas do estabelecimento fiquem congestionadas. Veja como cadastrar sua empresa em um aplicativo delivery!  

Por que você deve usar um aplicativo delivery?

  O uso dos aplicativos de delivery estão crescendo no país. Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) mostra que o faturamento no número de pedidos via aplicativos de delivery é de R$ 1 bilhão a cada ano. O dado é de 2016 e representa crescimento de 12% em comparação com o ano anterior. O aplicativo iFood, um dos mais usados no mercado, ficou conhecido em 2011. No final de 2017, o serviço estava presente em 15 estados brasileiros, além de cidades argentinas, colombianas e mexicanas. De acordo com a empresa, 56% dos brasileiros que utilizam o recurso realizam pelo menos um pedido por semana, enquanto 14% fazem dois pedidos em um período de sete dias. No total de compras, 67% são feitas durante a noite e aos finais de semana. Todos os meses, a empresa registra mais de dois milhões de pedidos.    

Passo a passo para cadastrar sua empresa em um aplicativo delivery

 

Identifique a melhor opção para o seu negócio

Existem diversos aplicativos de delivery no mercado. Antes de escolher um e realizar seu cadastro, faça uma pequisa e levante as informações mais importantes sobre cada um deles. Verifique o processo de aprovação, informe-se sobre as taxas cobradas, identifique a região em que o aplicativo está disponível, entre outros. Essas informações são importantes para que você possa entender qual é a ferramenta que melhor atende o seu estabelecimento. Vale até fazer uma pesquisa entre os seus clientes para saber se eles utilizam aplicativo de delivery e quais preferem.  

Faça o cadastro do seu restaurante

Depois de ter escolhido o aplicativo delivery, entre em contato ou faça o cadastro pelo site. Cada serviço tem seu próprio método de cadastro. No iFood, por exemplo, é possível fazer o cadastro diretamente no site. Basta preencher as informações solicitadas no formulário e enviar. Outros apps, como o Uber Eats, também trabalham dessa forma. Já no Rappi, é necessário enviar um e-mail para o contato sejaparceiro@rappi.com, informar o interesse e aguardar o retorno.  

Assine o seu contrato de parceiro

Após ter o cadastro aprovado, você precisará assinar um contrato. Esse processo também pode variar de acordo com o serviço utilizado. Em algumas empresas, o contrato é assinado junto com o cadastro e é preciso aguardar a aprovação de ambos. Outros serviços realizam o cadastro, fazem a aprovação e depois enviam o contrato.  

Configure o seu restaurante no aplicativo delivery

O próximo passo é configurar o restaurante no aplicativo delivery. Nessa etapa, cada serviço orienta o estabelecimento de uma forma diferente. O Rappi, por exemplo, conta com um aplicativo exclusivo para seus parceiros.   Depois de ter o cadastro aprovado, você deverá baixar o aplicativo e configurar as informações do seu restaurante. O próprio aplicativo orienta o usuário sobre as informações que devem ser inseridas.    

Comece a receber pedidos no aplicativo

Finalizado todo o processo, seu restaurante estará disponível para receber os pedidos de seus clientes. Depois de ativar sua conta no aplicativo delivery, atente-se para algumas questões. Afinal, será uma outra demanda de atendimento para o seu estabelecimento. Por isso, é importante:
  • Fazer e montar o pedido do cliente com agilidade;
  • Oferecer embalagens de qualidade, acomodando o alimento corretamente;
  • Enviar sachês de molhos e condimentos para o cliente;
  • Garantir que o pedido será entregue quente para o consumo;
  • Evitar atraso na entrega. Caso isso aconteça, envie um brinde como pedido de desculpas;
  • Conferir o pedido antes do envio;
  • Informar ao entregador sobre o método de cobrança, para evitar erros, como a falta de pagamento;
  • Enviar um informativo pedindo ao cliente para avaliar a experiência no aplicativo.
A opinião dos clientes será fundamental para garantir que o seu restaurante receba cada vez mais pedidos. Ofereça uma boa experiência de compra, cuidando desses detalhes para que o cliente se sinta sempre satisfeito e faça recomendações positivas ao seu perfil. Além disso, você não pode esquecer do atendimento presencial. Os clientes que estão no estabelecimento não podem ser prejudicados porque o restaurante está se dedicando ao delivery. Aproveite para conferir nossas dicas e garanta a qualidade no atendimento ao público.    
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