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Marketing
25 mar. 2021

Como criar defensores da minha marca?

Você já parou para pensar que talvez não esteja explorando o máximo de sua estratégia a fim de conseguir uma boa fidelização de clientes?

Sabe aquelas pessoas que realmente vestem a camisa de uma marca, divulgam seus produtos e convencem outras pessoas a comprarem dela?

Pois estes são os defensores da marca, que fazem questão de atuar e sem receber nada em troca, apenas pelo prazer de oferecer o melhor que existe no mercado.

Quer saber como explorar este mecanismo de fidelização de clientes a fim de promover suas vendas no Dia das Mães?

Então leia este material até o fim e descubra mais sobre como criar defensores de sua marca!

O que é preciso para conseguir a fidelização dos clientes?

Existem diversos fatores que regem a conquista de clientes fiéis, os quais são extremamente eficientes quando seguidas à risca.

O primeiro passo para conseguir uma boa fidelização dos clientes é colocá-los como centro de suas estratégias, de seu planejamento.

Isso permite que seja feita uma avaliação mais aprofundada sobre as ações, se elas estão sendo ou não apropriadas às necessidades dos usuários.

Portanto, as análises de mercado devem ter como base seu cliente e não os modelos competitivos ou de estratégias empregadas.

No entanto, esta é apenas a primeira de muitas ferramentas que contribuem nesse sentido. Veja mais algumas na lista a seguir:

  • organização da empresa em prol da melhor experiência para o público: contar apenas com o marketing para descobrir o que os clientes precisam não é o único meio. Assim, buscar o apoio de uma organização para tal, pode ser uma saída mais completa e abrangente para atingir esse objetivo;
  • clientes fidelizando clientes: é o cliente que irá ditar o que está bom ou não em sua empresa. Portanto, oferecer a melhor experiência, produtos e serviços é fundamental para que eles mesmos fidelizem outros consumidores;
  • emoções geram consumidores fiéis: é a experiência que o cliente vivencia em uma empresa que fará com que se torne verdadeiramente fiel. Portanto, é fundamental oferecer meios de gerar um bom relacionamento e desencadear experiências únicas para que eles se sintam satisfeitos;
  • interações: estas se tratam dos caminhos utilizados para avaliar o índice de satisfação dos consumidores e podem acontecer antes, durante e depois de se realizar uma venda;
  • excelência no atendimento: a interação é o principal fator que leva o cliente a se tornar fiel. Portanto, é preciso medi-la para que as consequências causadas sejam positivas e que o consumidor passe a dar preferência à sua marca;
  • melhores relacionamentos: quer ter clientes sempre fiéis, que estejam satisfeitos e passe a recomendar sua marca, se tornando um defensor? Então aposte em melhorias no que se refere ao relacionamento, de modo a oferecer a melhor experiência possível.

A importância dos defensores da marca

É muito comum pularmos um anúncio ou mudarmos de canal sempre quando se inicia uma propaganda de determinada empresa, produto ou serviço.

E isso faz com que elas tenham uma grande perda de tempo e dinheiro para produção e publicação destes materiais.

Assim, quando uma pessoa nota que a autora da divulgação não está sendo paga para isso, tende a confiar muito mais naquilo que está sendo oferecido.

E estes são os defensores da marca, fundamentais para que as vendas aumentem, afinal cerca de 92% dos consumidores confiam mais nestas indicações do que em propagandas propriamente ditas.

E você pode explorar esses defensores nas suas vendas para o dia das mães. Você precisa investir nisso para criar uma base sólida e ver os clientes se multiplicarem de forma orgânica.

Fidelização de clientes - conheça os passos importantes

Nos dias de hoje, existem boas razões que levam as empresas a utilizarem suas estratégias de marketing para fidelizar clientes.

O principal motivo é que formar defensores da marca abre portas para que outras pessoas passem a se tornar fiéis, a partir da recomendação de amigos e familiares.

Veja na lista a seguir, o que é preciso para se atingir esse objetivo:

  • faça muitas pesquisas: não existe um único padrão para definir um defensor da marca. Assim, é imprescindível que você monitore todas as interações de seu negócio, buscando descobrir quais são os que demandam maior esforço para estarem conectados com sua empresa e também os que possuem um nível mais alto de pontuação em programas de fidelidade;
  • comece com pouco: é melhor ter poucos clientes fiéis do que milhares que não dão tanta importância assim;
  • faça programas de benefícios: essa é melhor maneira de descobrir quais de seus consumidores são realmente apaixonados por sua marca, lançando uma série de desafios e premiações para quem verdadeiramente defende sua empresa;
  • ofereça recompensa a eles: pense em valorizar aquela pessoa que realmente aprecia sua marca e dê o devido valor a ela, demonstrando que você a reconhece e aprecia seus esforços;
  • ofereça a eles acesso direto à sua empresa: abra espaço para que os clientes fiéis contatem os executivos de sua organização, dando sugestões de melhorias sem restrições. Portanto, monte um grupo seleto destes e libere o acesso à sua marca.

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Imagem: canva.com


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