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Marketing
23 jul. 2019

Como vender mais no Dia dos Pais: aproveite as oportunidades

Nessa época do ano, uma das principais dúvidas de quem trabalha no comércio é como vender mais no dia dos pais. As datas comemorativas são ótimas oportunidades para as vendas. Nesses períodos, as pessoas estão dispostas a gastar para presentear uma pessoa querida. Por isso, investir em algumas ações vai proporcionar mais chances de vendas para a sua empresa. 

Neste artigo, mostramos como você pode aproveitar as oportunidades da data para aumentar as suas vendas. Quer saber como vender mais no dia dos pais? Então confira as dicas a seguir. 

Por que o dia dos pais é uma oportunidade de vendas para sua empresa?

O Dia dos Pais está entre as datas comemorativas mais relevantes para o comércio. Os dados comprovam o crescimento da importância da data. O Google divulgou, recentemente, alguns dados do Serasa Experian sobre as vendas do dia dos pais. De acordo com o estudo, 2018 registrou o maior volume de vendas dos últimos 6 anos, sendo que no e-commerce só perdeu para o Dia das Mães. O faturamento na data materna foi de R$ 2,11 bilhões, enquanto na comemoração paterna foi de R$ 2,09 bilhões.

O Google também realizou sua própria pesquisa para saber como estavam as intenções de compra para o ano de 2019. No formulário, 38% das pessoas responderam que pretendem gastar mais do que em 2018. Os entrevistados pretendem comprar presentes de R$ 51 a R$ 100. 

Outro dado interessante para as vendas é sobre o momento das compras. De acordo com a pesquisa, 41% dos entrevistados compram os presentes na véspera ou no próprio dia

Por isso, se você está sentindo que a procura está fraca, não desanime! Próximo da data há mais chances de aumentarem as vendas. Para quem tem loja física, a boa notícia é que 42% dos entrevistados compram o presente em shoppings e 27% em lojas de rua ou bairro. 

Para quem tem loja online, há oportunidade de alcançar esse público. Apenas 21% compram pela internet. Investir em marketing, na divulgação e em ofertas vai ajudar a atrair novos clientes.

Como vimos, o consumidor brasileiro não costuma se planejar para a compra, o que reduz o potencial das compras online. A oportunidade de mudar esse comportamento está na oferta de benefícios. Dos entrevistados, 35% compraria online se tivesse frete grátis ou frete com valor mais baixo, 29% seria atraído por preços e promoções interessantes e 24% pelo menor prazo de entrega. 

A escolha do presente não é uma tarefa simples e, apesar da maioria dos consumidores comprarem em lojas físicas, 49% busca opções na internet. 

Esses e outros dados oferecem oportunidades de vendas para as empresas que querem garantir as vendas no período. Colocar algumas ações em prática vai lhe ajudar a alcançar esse objetivo. A seguir, veja nossas dicas de como vender mais no dia dos pais. 

Como vender mais no dia dos pais? Confira 6 dicas! 

1. Saiba quem é o seu público

Identificar o público, como ele se comporta e o que gosta de consumir vai ajudar a empresa a criar opções de presentes alinhados com os desejos do presenteado. Quem vai até a loja não é o pai, mas sim o filho. Ou seja, o cliente precisa entrar em sua loja e encontrar o produto que é a “cara do pai”.

2. Ofereça um atendimento personalizado

Nem sempre o cliente vai entrar na sua loja sabendo o que quer comprar. Há um conflito entre o que o pai quer ganhar e o que o filho quer comprar. Oferecer um atendimento personalizado ajuda a acabar com essa divergência e garantir um presente que vai deixar todos felizes.

Na hora da venda, converse com o cliente e tente tirar o máximo de informações sobre o presenteado. Utilize-as para encontrar a melhor opção de presente. No final, você terá dois clientes satisfeitos e fidelizados. 

3. Invista na temática da data

É bastante comum que nessas épocas as empresas usem algumas características para definir os tipos de pais, como “esportista”, “geek”, “clássico” etc. 

Criar essas temáticas é divertido e também gera vendas, mas você pode ser mais criativo e original. Use as histórias dos seus clientes e crie perfis a partir desses exemplos. Você pode entrar em contato com os clientes e pedir que enviem fotos com os filhos, por exemplo.

4. Crie oportunidades imperdíveis

Ofereça descontos ou uma vantagem para quem comprar em sua loja, como um brinde, uma embalagem personalizada, entrega agendada, desconto, frete grátis, formas de pagamento etc. Seja criativo e pense em opções que serão interessantes para o comprador. 

5. Presenteie o comprador

O filho também pode ganhar presente. Uma ideia interessante e bastante atrativa é oferecer um presente para o cliente no ato da compra. Se ele quiser, também pode dar o segundo presente para o pai. As ações de “compre um e ganhe o outro” são muito positivas e geram vendas.   

6.Faça parcerias

Convide uma loja parceira ou que atua em outro segmento para fazer uma ação junto com a sua loja. O cliente pode ganhar um desconto para comprar na loja parceira, receber um brinde da loja parceira ou ter opção de kit com diversos produtos. 

A ideia da parceria é que você direcione o cliente para comprar na loja parceira e vice-versa. 

Além dessas e outras ações que você pode colocar em prática, não esqueça de investir em marketing para divulgar a sua loja. Aprenda tudo sobre marketing digital neste curso e comece a colocar em prática na sua empresa.


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