Empreendedorismo
14 fev. 2019
Dicas de como montar um bar
Bares e restaurantes estão entre os setores que oferecem o maior número de empregos no país, ficando atrás somente da construção civil. Com boas perspectivas de crescimento deste mercado, o segmento se mantém entre os preferidos dos empreendedores de primeira viagem.
Administrar um bar pode não ser uma tarefa fácil, mas com planejamento e organização é possível construir uma marca forte e consolidar seu nome no mercado, oferecendo um serviço de qualidade para o público-alvo que você deseja atingir. Se está planejando entrar no ramo, fique ligado neste artigo e saiba como montar um bar de sucesso.
Com expansão anual de 10%, bares e restaurantes são responsáveis por gerar cerca de 450 mil novas oportunidades de emprego por ano no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), existem cerca de 350 mil bares no brasil, movimentando cerca de R$ 4 bilhões ao ano, segundo pesquisas realizadas em 2015.
- Leia também: 5 passos para abrir uma agência de viagens
Como montar um bar sem ter dor de cabeça
Algumas exigências legais são aplicáveis para a abertura de um bar, e você deve estar atento à esses procedimentos e restrições para não ter dor de cabeça com multas e restrições de atuação. O primeiro passo para abrir um bar é procurar um profissional contábil para auxiliar nos procedimentos burocráticos e aspectos legais. Algumas normas e leis que você deve saber antes de abrir seu bar são:- Lei federal 9.294 de 1996: proíbe o uso de cigarro em todo ambiente público e fechado;
- Lei 8069 de 13/07/1990: proíbe a venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos em todo o território nacional;
- Resolução RDC 216 da ANVISA: determina que todo restaurante, lanchonetes, padarias, cantinas, bufês e bares adotem procedimentos que se adequem ao Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.