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Empreendedorismo
13 set. 2016

Tem várias ideias de negócios? Não transforme uma vantagem competitiva em risco

Está decidido: você vai abrir seu próprio negócio. No entanto, são tantas ideias surgindo que você não conseguiu escolher qual tipo de empreendimento será. Você não está sozinho. Uma das maiores dificuldades no início de uma empresa é justamente o excesso de ideias de negócios e a falta de foco. Para ajudá-lo a não transformar essa vantagem competitiva em risco, separamos algumas dicas.

Como escolher uma entre várias ideias de negócios

Uma das maiores dificuldades das pessoas que querem empreender é a escolha da ideia de negócio ideal. Veja algumas dicas para escolher e focar na mais promissora:

Saiba executar uma ideia

Vemos muita gente perdendo tempo demais tentando ter uma ideia original, genial e única. No entanto, isso pode ser um grande erro. Ao observarmos os grandes negócios da atualidade e estudar o caminho que o empreendedor trilhou, logo percebemos que muitas ideias são versões aperfeiçoadas de negócios existentes. As melhores ideias partem sempre da observação das necessidades reais das pessoas. Ou seja, se você quer ter sucesso precisa identificar um problema e pensar na solução. Lembre-se que uma ideia mais ou menos, mas bem executada pode ser bem melhor que uma excelente ideia mal executada.

Menos é mais

Quando paramos para analisar negócios que deram certo, identificamos um fator comum: a ideia em si geralmente é muito simples. Na verdade, o que faz a ideia dar certo é justamente quando está direcionada a suprir necessidades de um determinado público. Isso significa que não é preciso desenvolver ideias de negócios mirabolantes para ser bem sucedido. O objetivo aqui é identificar quem é o seu público, do que ele gosta, do que precisa, etc. Assim, suas ideias serão bem simplificadas e direcionadas, aumentando as chances de seu negócio dar certo. Quer outra razão para acreditar que ideias megalomaníacas podem dar errado nos primeiros anos de empreendedorismo? A curva de aprendizado importa bastante. Como vocês está começando sem muita experiência, o melhor mesmo é apostar em algo mais simples, porém com altas chances de sucesso. Lembre-se que tudo o que você faz durante sua vida vai lhe proporcionar um processo de aprimoramento fundamental para ser um excelente empreendedor.

Uma boa ideia não precisa ser inédita

Não é preciso abrir um negócio que não existe no mercado para ter sucesso. Observe o mercado e note o que está faltando ou pode ser melhorado. Provavelmente você já consumiu vários produtos “gourmet”. não é mesmo? Esses produtos (hambúrguer, churros, picolé) são apenas versões mais modernas e aperfeiçoadas de algo que já existia. E mesmo assim, não deixam de ser inovadores.

Valide suas ideias de negócios

Uma ideia só pode se tornar uma oportunidade de negócio a partir do momento que você consegue a aprovação do mercado (fornecedores e clientes, por exemplo). Por isso, nada de criar um produto para criar a necessidade depois. Não faça o caminho inverso. É fundamental entender as dores e desejos dos seus futuros clientes para, a partir daí, desenvolver um produto ou serviço adequado e relevante. Para diminuir os riscos de uma ideia de negócio, pesquise as tendências do seu mercado e faça um levantamento de concorrentes, estratégias, e também dos hábitos dos consumidores. Assim, você vai conseguir enxergar com mais clareza os riscos e as oportunidades de cada ideia.

Considere as mudanças

Não leve uma ideia leva até o fim só por que você tem orgulho dela. As circunstâncias mudam e você deve estar preparado para alterar aspectos da sua ideia. Em alguns casos, serão necessárias grandes modificações, como o próprio modelo de negócio adotado. Negócios bem sucedidos não partem apenas de boas ideias, mas sobrevivem às mudanças ao longo do tempo. Resumindo: não se limite, mas saiba descartar ideias de negócios com baixo potencial de sucesso. É claro que você pode gerar ideias em excesso, mas saber avaliá-las e descartá-las sem dó vai ajudar a focar nas que forem mais promissoras. A dica final é selecionar no máximo três ideias por vez para fazer o levantamento de informações. Como você lida com várias ideias de negócios? Comente!
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