Vendas
26 fev. 2019
Dicas e capacitações para melhorar a qualidade no atendimento ao público
Diante de uma concorrência cada vez mais acirrada, inovadora e ligada nas tendências, o consumidor está mais exigente e seletivo, fazendo com que seja preciso oferecer diferenciais para destacar sua marca no mercado. Por isso, é fundamental preservar a qualidade no atendimento ao público, que é um grande fator competitivo para as empresas de todo porte. Neste artigo vamos falar sobre a importância de um bom atendimento e dicas para você colocar em prática e encantar os seus clientes. Continue acompanhando!
Qual a importância da qualidade no atendimento ao público?
Você já deve ter ouvido falar que um bom atendimento é a alma do negócio, não é mesmo? Pensando nisso, você consegue lembrar de alguma situação que entrou em uma loja e, mesmo tendo encontrado o produto que precisava, acabou desistindo da compra pelo mau atendimento? Ou ao contrário: quando entrou despretensiosamente em algum estabelecimento e saiu de lá com uma sacola nas mãos por conta da simpatia dos atendentes? O fato é que um bom atendimento pode criar uma atmosfera mais propícia às vendas e a fidelização do cliente. Mas não se engane: muitas vezes um bom atendimento não quer dizer sair empurrando todos os produtos ou dar atenção demasiada aos clientes. É preciso estar atento às necessidades e particularidades dos clientes e conhecer bem o público-alvo para oferecer um atendimento mais propenso a agradá-lo.Qualidade no atendimento ao público: um erro pode ser irreparável
Com a popularização de aplicativos de localização e indicação de lugares (como o Google Maps, TripAdvisor ou Yelp!), qualquer experiência ruim ou constrangedora causada por um atendimento insatisfatório pode ser facilmente compartilhada por meio dessas redes. Com poucos cliques, muitas pessoas com potencial de interesse em conhecer seu serviço ou produto podem ter acesso às avaliações negativas, colocando em xeque a reputação e a credibilidade da sua marca. Relatos de atendimento inadequado provocam reações nas mídias sociais e podem causar um grande estrago, independente dos esforços das empresas para esclarecer os casos e reverter as situações através do atendimento em meios digitais. Por isso, é essencial priorizar pela contratação de funcionários qualificados e fazer treinamentos constantes com eles. Simpatia e educação são dois pontos-chave para estreitar o relacionamento com os clientes.- Leia também: Como aparecer no Google: dicas para sua empresa