- Agronegócio
- 13 de jun. 11
Segurança dos apiários e das unidades de extração de mel
As abelhas, quando se sentem molestadas em seus ninhos, não hesitam em atacar o que ou quem estiver em seu raio de ação, seja um veículo, pessoas ou animais
As abelhas, quando se sentem molestadas em seus ninhos, não hesitam em atacar o que ou quem estiver em seu raio de ação, seja um veículo, pessoas ou animais.
Em se tratando de abelhas africanizadas - como as com que trabalhamos no Brasil, que até a década de 90 eram conhecidas mundialmente como ?killer bees" (abelhas assassinas), inclusive com apologia da indústria cinematográfica sobre acidentes com abelhas nos Estados Unidos -, as situações sobre segurança deverão ser ainda mais rigorosas e tomadas como decisão obrigatória no processo de instalação de apiários.
Outro aspecto interessante relacionado à segurança no processo de produção diz respeito ao isolamento das unidades de extração de mel inspecionadas. É necessário cercar o estabelecimento, para atender às exigências da Circular n° 313 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
A segurança, tanto dos apiários quanto das unidades de extração, é um ponto importante no processo produtivo. A primeira, por delimitar a área de produção de mel, em campo, sem riscos de acidentes com terceiros; e a segunda, por manter a qualidade nos processos de colheita e beneficiamento do mel, em adequação com a legislação vigente.
Para ter mais informações sobre segurança em apicultura, basta ler o relatório na íntegra.