5 ideias de negócios para investir
Segundo o IBGE, 48% das empresas abertas no Brasil encerra suas atividades em três anos, e o número é ainda maior para empresas de pequeno porte. Entre os principais motivos estão a falta de planejamento e a resistência às mudanças do mercado.
Comece com o pé direito e escolha bem a área para investir. Conheça 5 ideias de negócios em alta para aproveitar as oportunidades do mercado para abrir a própria empresa!
Logística Reversa
A partir deste ano, empresas de pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas e eletroeletrônicos devem receber de volta seus produtos já usados. O consumidor pode encaminhá-los aos postos de coleta específicos, onde serão retirados pelo fabricante que será responsável pelo reaproveitamento. Aproveite esse momento para se adaptar à nova demanda. Transportadoras, empresas de reciclagem e de destruição certificadas já movimentam R$ 18 bilhões anuais e, segundo o Conselho de Logística Reversa do Brasil, o número deve crescer até 2015, quando os fabricantes devem estar enquadrados na nova lei.
Tendência Retrô
A moda retrô resgata uma memória afetiva até mesmo de jovens que não vivenciaram a época. Em alta nas ações de marketing de grandes empresas, a referência já aguça a vontade do consumidor. Acessórios, roupas, decoração, embalagens que remetam ao passado são uma boa aposta.
Conectados
Quase 16 milhões de brasileiros tem um smartphone, segundo estudo da agência W/McCann e do grupo Ponto Mobi. Alguma dúvida que essa é uma boa área para se investir? Aproveite as vantagens que os aplicativos móveis oferecem para se aproximar do consumidor, manter contato com ele e ainda estar por dentro do mercado. Outra área para ficar de olho é a produção de conteúdo para tablets, com vendas também em alta no Brasil.
Porção individual
Já se foi o tempo que morar sozinho era sinal de solidão ou fracasso. Agora ter seu próprio espaço é um mérito conquistado e sinal de independência. Em 2010, uma pesquisa do IBGE apontou que 12,18% da população brasileira mora sozinha. Em Fortaleza, por exemplo, o crescimento em 10 anos foi de 106%! O público de solteiros, idosos e divorciados procura serviços domésticos especializados, como os de reparo e limpeza e produtos feitos para consumo unitário, especialmente os alimentícios.
Customização
O consumidor está cada vez mais exigente e não quer ser tratado como mais um na multidão, mas, com tantas opções, como identificar o que ele realmente quer? Deixe ele mesmo escolher! A customização proporciona ao cliente usar da criatividade para criar ou moldar o produto ao seu estilo. As empresas já estão se adaptando com soluções de baixo custo para oferecer um produto customizado. Em 2010, a Nike aumentou seu faturamento em 25% ao colocar um aplicativo no site que permite aos consumidores escolher e modificar seu tênis.
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