O Programa
Cidade Empreendedora é uma estratégia do Sebrae com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios dos municípios, criando condições mais favoráveis para quem empreende ou deseja empreender.
Por meio da integração entre a gestão pública e os pequenos negócios, o programa atua em 10 eixos estratégicos para fortalecer a economia local, gerar empregos, aumentar a renda e promover o desenvolvimento sustentável dos municípios.
Eixos do Programa
Promove a qualificação da agenda de desenvolvimento econômico do município por meio de etapas de diagnóstico, levantamento de oportunidades, modernização do arcabouço legal e elaboração de planos, incluindo o monitoramento e avaliação de sua execução.
Implanta e qualifica espaços de prestação de serviços ao empreendedor, que vão desde a orientação empresarial básica até a tramitação de documentos e processos relativos ao funcionamento regular das empresas, estimulando o empreendedorismo, a formalização, a competitividade e a inovação dos pequenos negócios.
Avança em busca da redução da burocracia, Implementação e incremento de marcos legais para agilizar o processo de abertura e legalização das atividades econômicas, promovendo a geração de empregos e oportunidades aos seus cidadãos.
Implanta e qualifica espaços de prestação de serviços ao empreendedor, que vão desde a orientação empresarial básica até a tramitação de documentos e processos relativos ao funcionamento regular das empresas, estimulando o empreendedorismo, a formalização, a competitividade e a inovação dos pequenos negócios.
Atua com estratégias de fomento e estímulo ao desenvolvimento pela injeção e retenção de recursos na economia local, facilitando o acesso ao crédito, promovendo a inclusão dos pequenos negócios e agricultores familiares nas oportunidades geradas pela economia do setor público e apoiando o município no planejamento e adequação de seus processos licitatórios para compras de produtos e serviços locais.
Promove o empreendedorismo nas escolas, formando professores e gestores escolares nas competências empreendedoras e disponibilizando conteúdo inovador para os estudantes dentro e fora de sala de aula, desenvolvendo competências do Século XXI e promovendo a cidadania ativa, a inclusão social e a empregabilidade
Visa a inserção econômica de pessoas em situação de vulnerabilidade através do empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento inclusivo e sustentável, contribuindo para a redução de processos crônicos de exclusão social a partir de um viés emancipatório.
Valoriza as vocações e potencialidades nos territórios a partir da conexão com a identidade local, apoiando setores estratégicos e fortalecendo sua atratividade a fim de consolidar vantagens competitivas na atração de fluxos econômicos, fomentando a economia local e sustentando o processo de desenvolvimento.
Identifica e conecta os atores que atuam no ecossistema de inovação para promover a sinergia nas cadeias de valor do município. Insere o tema de inovação no setor público, com vistas à sua modernização, digitalização, aumento da eficiência de seus serviços para os empreendedores.
Apoia medidas de adaptação às mudanças climáticas, produção e uso de energias renováveis, desenvolvimento de negócios da bioeconomia, reflorestamento e preservação de recursos naturais, substituição de combustíveis fósseis, prevenção de desastres climáticos, logística reversa e reciclagem de resíduo e apoio para adequação à legislação ambiental.
Dados do programa
Indicadores que refletem o impacto e a evolução da nossa iniciativa.
-
167
Cidades Empreendedoras
56% dos municípios catarinenses -
56 Mi
Cidadãos Impactados
72% da população de SC -
5.000
Soluções
a serem aplicadas -
+ R$ 70 Mi
em investimentos
Santa Catarina
2025
Confira os municípios que fazem parte do programa Cidade Empreendedora Ciclo 2025|2026
Selecione um município