Como abrir uma empresa: primeiros passos
Um estudo do Sebrae divulgado no final de 2017 apontou que 66% dos brasileiros – ou seja, cerca de um terço da população – quer abrir uma empresa. As principais motivações são a liberdade e a autonomia conquistadas com o negócio próprio. Somente em 2018, foram criadas 2,5 milhões de empresas no país.
Se você é uma dessas pessoas que almeja abrir sua empresa, mas tem dúvidas de como tirar aquela ideia empreendedora do papel, fique tranquilo. Você não está sozinho! Para que você saiba quais são os primeiros passos para começar a empreender, trouxemos algumas informações importantes. Confira!
1. Ter um perfil empreendedor
O primeiro passo para abrir uma empresa é saber se você tem um perfil empreendedor. Será que você possui características empreendedoras? Veja abaixo algumas delas:
Características empreendedoras
Iniciativa
Um empreendedor deve ser pró-ativo para buscar e identificar as melhores oportunidades. Trata-se de realizar ações antes que lhe peçam, tomar decisões, detectar possibilidades incomuns e meios de inovar.
Visão de futuro
Antecipar-se aos fatos é uma qualidade necessária para quem deseja abrir uma empresa. Não se trata de ter uma bola de cristal, mas de possuir as informações necessárias para identificar tendências e situações que influenciam o mercado.
Liderança
Saber se impor, sem esquecer de ouvir os outros, é uma característica de quem é um líder nato. Ao abrir uma empresa, saber gerenciar equipes é essencial, bem como tomar a frente dos projetos e impulsionar outras pessoas para alcançarem os objetivos do seu negócio.
Determinação
Abrir uma empresa requer muita determinação. Serão inúmeros desafios e diversas barreiras no caminho, e ter essa consciência para não desistir em qualquer percalço é fundamental.
2. Desenvolvimento de habilidades
Essas são apenas algumas das muitas características e habilidades necessárias para empreender e abrir um negócio. Na prática, não adianta ter uma grande ideia e até mesmo os recursos financeiros necessários, se o empreendedor não tiver determinação ou pró-atividade, por exemplo. Para lidar com as inúmeras tarefas inerentes à abertura de um negócio, é preciso desenvolver habilidades e características específicas.
Por isso é essencial desmistificar a ideia de que essas características são naturais e que somente algumas pessoas especiais têm perfil empreendedor. Saiba que não é preciso “nascer” com todas as habilidades necessárias para abrir uma empresa. É possível adquiri-las por meio de cursos e capacitações, além de aprimorar e potencializar as que você já possui.
Um curso importante para entender e aperfeiçoar suas características empreendedoras é o “Empreendedorismo como Opção de Carreira”. Nele, você conhecerá quais são os primeiros passos para empreender, quais são as características necessárias para isso, além do cenário do empreendedorismo no Brasil. E o melhor: o curso é online e gratuito!
Já para desenvolver ainda mais essas características recomendamos o Empretec. Trata-se de uma imersão de 6 dias que utiliza uma metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que auxilia os participantes a adquirirem e aperfeiçoarem características empreendedoras. As atividades são inovadoras e interativas, incluindo palestras, vídeos, dinâmicas individuais e em grupo.
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3. Obter informações sobre o mercado
É necessário conhecer o mercado, entendê-lo e identificar a viabilidade de seu negócio. Para isso, reúna o máximo de informações sobre o negócio que você quer abrir, como:
- Qual é o melhor lugar para abrir a sua empresa?
Em que cidade você pretende abrir sua empresa? Em que bairro? Por quê? Como são os arredores da localização? É de fácil acesso? Como são os moradores do local? Que tipo de comércio existe ali?
- Quais são os meus concorrentes?
Seus concorrentes estarão próximos? Distantes? Quais são os concorrentes online? Qual é o diferencial de cada um deles? O que as pessoas estão falando sobre eles?
- Quem serão os seus fornecedores?
Quem e quantos serão seus fornecedores? Por quê? De quais suprimentos? De quantos fornecedores você vai precisar? Qual é a imagem deles no mercado?
- Quem serão os seus clientes?
Qual público-alvo você quer atingir? É possível abrir esse leque? Quais são as características desse público? Quais são suas principais necessidades e exigências?
A resposta a essas perguntas será o início de seu plano de negócio, um documento fundamental para colocar a teoria do seu empreendimento em prática, sobre o qual trataremos no próximo tópico.
Se quiser aprofundar-se um pouco mais antes de realizar o seu plano de negócio, participe da nossa trilha de aprendizagem “Quero Empreender!” e acesse os cursos de seu interesse.
Elaborar um plano de negócio
Após ter todas as perguntas acima respondidas, é hora de colocar tudo em ordem para construir o seu plano de negócio. Com as informações definidas, você conseguirá traçar estratégias para começar sua empresa e posicioná-la corretamente no mercado. O plano de negócio deve conter:
- O sumário executivo: aqui você irá resumir as informações mais importantes de seu empreendimento, como um descritivo do seu negócio e seu diferencial de mercado; sua missão; seus sócios e funcionários; todos os seus produtos e serviços; seus clientes; sua localização; seu enquadramento tributário; entre outras.
- Análise do seu mercado: aqui você irá descrever os seus clientes, a sua concorrência e de que forma você irá trabalhar com seus fornecedores. É preciso pesquisar a fundo quem são essas pessoas, principalmente seus clientes, com dados como faixa etária, estado civil e seus hábitos de consumo.
É nessa parte do seu plano de negócio que você vai inserir as informações sobre seus concorrentes, como qualidade, preço, atendimento, etc. Por fim, descreva seus fornecedores principais.
- Planejamento de marketing: nessa etapa, é necessário descrever seus produtos e serviços da forma mais detalhada possível. Além disso, você deve destacar sua estratégia de vendas e de que forma seu produto ou serviço chegará aos clientes (por meio de lojas, comércio online, etc.).
- Planejamento operacional: o planejamento operacional descreve o funcionamento do seu empreendimento. Aqui você irá inserir os passos necessários para a venda de seus produtos ou serviços, além do quanto você consegue vender em um determinado período de tempo.
Para isso, é preciso descrever quantos e quais serão seus funcionários, equipamentos, locais de armazenamento e tudo que envolver a comercialização de seus produtos.
- Planejamento financeiro: Você precisa pontuar tudo que envolva dinheiro no seu negócio, como valores de matérias-primas, fornecedores, sites, salários, equipamentos, marketing, etc. Para isso, você irá precisar dividir esses valores em investimentos fixos, capital de giro e investimentos pré-operacionais. Dessa forma, você saberá qual o valor necessário para o investimento inicial.
Achou complicado? Não se preocupe. O Sebrae disponibiliza uma ferramenta exclusiva online "Plano de Negócio" para que você entenda como elaborá-lo, por meio de uma plataforma online e gratuita.
O objetivo da ferramenta é auxiliá-lo a elaborar um retrato fiel do seu mercado e negócio. Dessa forma, você consegue verificar se a sua ideia é viável, reduzindo riscos e incertezas, além de identificar pontos fortes e fracos de seu futuro empreendimento.
Reunir os recursos financeiros necessários
Ok, você já fez o seu plano de negócio. Já sabe quanto de capital inicial necessita para obter lucro após um determinado período. Agora você precisa saber se sua empresa precisará de investidores e se sim, quem serão eles? Se você não tiver o capital necessário, certamente precisará de investidores.
Nesse caso é preciso pesquisar muito bem para saber de onde obter crédito. Você pegará empréstimo de algum banco privado? Há algum tipo de benefício junto ao BNDES para o seu tipo de negócio?