Agtechs: startups democratizam acesso à tecnologia na produção rural
O uso de tecnologia para melhorias no agronegócio não é uma novidade. A proliferação de startups focadas em solucionar questões do campo, no entanto, está surpreendendo o mercado brasileiro. As chamadas agtechs - também conhecidas como agritechs ou agrotechs - estão revolucionando o cenário da produção agrícola ao desenvolverem soluções que resolvem problemas, reduzem custos e otimizam esforços na lida do campo.
Não é à toa: o agronegócio é um dos setores mais importantes da economia brasileira e representa 8% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Com importantes registros de crescimento, a agropecuária tem fomentado a criação de iniciativas que deem ainda mais fôlego aos negócios. Vamos conhecer melhor as agtechs? Confira abaixo!
Onde estão e o que fazem as agtechs brasileiras
Em 2018, foram identificadas 182 agtechs ativas no Brasil, a maioria delas nos estados de São Paulo (31%), Minas Gerais (16%), Paraná (10%), Santa Catarina e (10%) e Rio Grande do Sul (9%).
Desse total, 76% usam o modelo SaaS (Software as a Service ou, na livre tradução, Software como um serviço), que corresponde a soluções online que funcionam como softwares, assim como Netflix, Google Drive e SpotiFy. Outros modelos de negócios comuns no segmento são os hardwares (11%) e marketplaces (10%).
Essas startups atuam nas mais diversas frentes, desenvolvendo produtos e serviços disruptivos para todas as fases do agronegócio. Nesse contexto, já foram criadas:
- Plataformas de rastreabilidade e segurança alimentar
- Plataformas de comercialização
- Ferramentas para gestão de dados agrícolas e Analytics
- Soluções em biomateriais, bioenergia e biotecnologia
- Softwares de gerenciamento de fazendas, drones e sensores (IoT – Internet of Things)
Essas e outras inovações geram melhorias ao plantio, à irrigação, à criação de animais, à comercialização da produção e muitas outras áreas, ajudando a levar ainda mais produtividade à atividade rural.
Conferência aborda futuro do agronegócio com as agtechs
No dia 19 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), as agtechs estarão em evidência, com a realização da AgroTech Conference, focada em como as inovações tecnológicas podem fazer o agronegócio produzir mais gastando menos.
Saiba mais sobre as inovações levadas ao agronegócio pelas agtechs! Baixe agora o relatório completo “Agtech: Revolução digital no campo”.