Comissão de vendas: conheça as diferentes modalidades
Trabalhar com vendas implica em saber a importância de incentivar os funcionários para aprimorar constantemente o atendimento e aumentar o lucro. Por isso é necessário pensar na estratégia de comissão de vendas que mais combina com o seu negócio. Neste artigo iremos mostrar as diferentes modalidades de comissionamento e dicas para implementar na sua empresa.A bonificação salarial para os vendedores através da comissão de venda é adotada por muitas empresas que desejam criar mecanismos para impulsionar as conversões e aumentar o faturamento. Mas saiba que, para que essa estratégia funcione, é preciso ter transparência sobre o formato de comissionamento que a empresa pratica. Os vendedores precisam ter clareza das metas que precisam atingir e qual será sua recompensa caso consiga alcançá-las.Atenção: lembre-se de atentar para a formação do preço das vendas independente do tipo de comissão que você escolher implementar para não comprometer o lucro final. Um plano de negócio é uma ótima forma de fazer a precificação correta do seu produto ou serviço.
Quais as diferentes formas de comissão de vendas?
Decidir qual a estratégia de comissionamento adotar pode não ser fácil, mas pensar na melhor maneira de remunerar os funcionários é importante para alavancar as vendas, motivar os funcionários e também reter os bons vendedores.Para que você saiba qual a estratégia de comissão de vendas é melhor para você, conheça as diferentes formas de comissionamento:
Comissão por venda
Essa modalidade de comissionamento é uma das mais fácil de implementar, por se tratar simplesmente de um percentual fixo da venda que é destinado ao vendedor. O pagamento das comissões por venda podem ser realizados juntamente com o salário mensal do colaborador, pagamentos semanais ou ainda por cada venda realizada, dependendo do produto ou serviço que a empresa oferece. Estes últimos são mais comuns quando as vendas são mais demoradas e, geralmente, possuem um valor mais elevado.É comum também, nesta modalidade, as empresas trabalharem com aumento proporcional da taxa de comissão através das metas. Por exemplo, se funcionário vender até R$ 5.000 em vendas recebe 3% de comissão. Caso ultrapasse o valor, a porcentagem sobe para 5%.Esse método é bastante eficaz para motivar os vendedores, mas atente para o treinamento de pessoal com relação ao atendimento, para que não saiam simplesmente empurrando os produtos para os clientes para cumprir o objetivo estipulado. As metas, porém, devem ser atingíveis e estar em conformidade com a realidade da empresa e da situação econômica do setor. Dependendo dos produtos ou serviços que você oferece, é válido verificar se a sazonalidade influencia nas vendas, para aumentar o objetivo quando as vendas costumam ocorrer mais e baixá-la quando a movimentação não é favorável. Não esqueça de ouvir sempre a sua equipe e alinhar as metas de maneira que beneficie a todos. Leia também:Técnicas de persuasão em vendas: como aplicar?
Comissão por faturamento bruto
A comissão por faturamento bruto, como o nome já diz, leva em consideração toda a receita bruta da empresa. Nesta modalidade, todas as vendas do mês anterior contam para a comissão, sem retirar os custos, que então é distribuída igualmente entre todos os vendedores. Neste caso, o percentual da comissão costuma ser um pouco mais baixo, por se tratar do faturamento bruto da empresa.Por exemplo: uma empresa que venda R$ 100.000,00 no mês de setembro, com uma taxa de comissionamento de 0,5% terá que pagar, em outubro, R$ 500 reais de comissão para cada vendedor. Assim como no caso da comissão por venda, também é possível estipular metas e variar a porcentagem da comissão para cada faixa de rendimento, engajando toda a equipe a perseguir o mesmo objetivo.
Comissão por margem de lucro
Ao contrário da comissão por faturamento bruto, a comissão por margem de lucro leva em consideração somente o rendimento. Esse modelo de remuneração talvez seja o mais difícil de calcular, pois é necessário manter um fluxo de caixa completo e atualizado para descontar todas as despesas e apurar o valor do lucro para depois calcular o valor da comissão. Os vendedores recebem uma porcentagem fixa em cima do lucro da empresa, como se fosse uma participação nos resultados. Mas lembre-se que para implementar esse modelo de comissionamento é preciso ter transparência total do faturamento e despesas com os seus colaboradores.E aí? Está mais preparado para decidir que modalidade de comissionamento escolher? Compartilhe com a gente suas dúvidas, comentários e sugestões. Em nosso Blog você encontra uma série de artigos e dicas sobre empreendedorismo e inovação. O Portal de Atendimento oferece materiais e cursos para você aprender cada vez mais e alavancar seu negócio. Não deixe de conferir!
Ângela Pereira de Azevedo Há 11 meses atrás
Olá, não sei se vocês podem me responder, mas segue a pergunta…sou dentista e estou me desfazendo do consultório odontológico. Conheço um técnico que se prontificou em vender o meu consultório ( usado). Ele está intermediando a venda. Qual seria uma porcentagem justa a ser paga para ele? Gratidão.
Sebrae SC Há 11 meses atrás
Olá, Ângela
Obrigado pelo seu contato.
Infelizmente, não oferecemos este tipo de serviço. Nossa missão é apoiar os pequenos negócios, e isso inclui oferecer orientação e treinamento para empreendedores. No entanto, não intermediamos a venda de negócios ou propriedades.
Para obter mais informações sobre como vender seu consultório odontológico, recomendamos que você entre em contato com um corretor de imóveis ou um advogado especializado em direito imobiliário.
Atenciosamente,
Equipe Sebrae
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