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Finanças
17 mai. 2019

O que é e como calcular margem de lucro?

Quem abre uma empresa almeja sempre o sucesso! Ser dono do próprio negócio tem as suas inúmeras vantagens, como independência, flexibilidade de horários, autonomias, entre outras. Por outro lado, há muitos outros desafios a serem vencidos, principalmente, quando o assunto é tornar o projeto realmente rentável. Por isso, saber como calcular margem de lucro de produtos e serviços é uma etapa fundamental e imprescindível nessa longa jornada.  

Afinal, você sabe o que é isso e, de fato, entende como calcular margem de lucro em seu negócio? Para facilitar, preparamos este post com dicas e informações indispensáveis para todo empreendedor que quer iniciar a sua empresa com o pé direito e faturar da forma planejada. Vamos conferir?

 

Em primeiro lugar, o que é margem de lucro?

 

Lucro, assim como prejuízo, é a diferença entre a receita total de uma venda, subtraída dos custos relacionados a ela. Ou seja, de uma forma básica, o lucro é caracterizado quando esse resultado final se dá de forma positiva.  

Certamente, este é um conceito básico e simples de como calcular seus resultados e, claro, cada empresa terá as suas especificidades, assim como outros fatores também podem tornar essa conta mais complexa. No entanto, o que importa aqui, é que a partir deste valor final (lucro ou prejuízo) é que se pode chegar, enfim, a uma margem.

Desta forma, podemos dizer que “margem de lucro” é um valor percentual do seu resultado (lucro ou prejuízo), em comparação à receita total. Para exemplificar, veja o próximo tópico, em que mostraremos como calcular margem de lucro na prática.

 

Afinal, como calcular margem de lucro de um negócio?

 

Agora que você já sabe a definição do conceito, é hora de aprender como calcular margem de lucro de um produto ou serviço. Para isso, vamos usar um exemplo simples para ficar mais claro.

Imagine que sua empresa tenha gerado uma receita total de R$ 20 mil no final do mês. Ao avaliar todos os custos, você chega à conclusão de que gastou R$ 7 mil para todas as suas operações, resultando assim, um lucro de R$ 13 mil, certo?

Pois bem, para saber como calcular margem de lucro desse suposto caso, precisaremos realizar a seguinte operação: divida o resultado (lucro ou prejuízo) pela receita total e multiplique tudo por 100. Vamos lá!

 

Receita total – R$ 20.000

Custos totais – R$ 7.000

Lucro – R$ 13.000

Margem de lucro - (13.000/20.000) x 100 = 65%  

 

Desta forma, chegamos à cerne da questão de como calcular margem de lucro, obtendo um resultado positivo de 65% para o nosso exemplo. Esse valor é o número que o empreendedor tem como base de sua lucratividade, servido para investimentos, empréstimos, entre outros fatores.

 

E qual a importância de saber como calcular margem de lucro?

 

O lucro em si não é suficiente para servir como um indicativo, diferentemente da margem. Um banco, ao realizar um empréstimo, por exemplo, vai solicitar ao empreendedor sempre a sua lucratividade (percentual) e não o valor exato de quanto a empresa lucrou no período. Por que isso?

A resposta é simples e esclarece a importância de saber como calcular margem de lucro. Afinal, o valor de seu lucro é uma informação muito subjetiva. Por exemplo, sua empresa pode ter faturado em uma venda R$ 5.000 e, em contrapartida, ter gasto R$ 4.800 para realizá-la. Ou seja, a sua margem de lucro foi de apenas 4%. Percebe como esse valor  oferece uma visão muita mais realista de sua lucratividade do que apenas o lucro em si?

Portanto, a importância de saber como calcular margem de lucro é o gestor ter um panorama mais real, que somente os números por si só não são capazes de mostrar. A partir desse dado, a empresa consegue enxergar melhor o seu desempenho de vendas, estimar resultados e tomar decisões mais precisas.

 

Existe uma margem de lucro ideal para a sua empresa?

 

Não há dúvidas que quanto maior a sua margem de lucro, melhor serão os seus resultados e, consequentemente, sua empresa será mais ‘rica’. Porém, na prática, há uma série de fatores que precisam ser levados em consideração.Assim, podemos dizer que a margem de lucro de cada empresa depende do setor de atuação, do tipo de produto ou serviço oferecido, do custo total das operações, da formulação de preços, do ambiente externo etc.

No entanto, de acordo com especialistas, é possível tomar como base algumas médias para cada tipo de setor. Por exemplo, quando se trata de uma indústria a margem de lucro entre 6 e 8% já pode ser considerada ideal. Ao se considerar o cenário de um atacadista, essa média varia entre 4 e 6%. Pulando para exemplos de lojas e comércios, a média ideal pode ficar entre 10% a 15%. Por fim, quando se trata de serviços, o mínimo a ser considerado bom, é quando a margem supera os 20%.

Vale ressaltar ainda que nada disso é uma regra e cabe ao gestor conhecer bem o seu cenário, interno e externo, e saber realmente como calcular margem de lucro.  Dessa forma, finalmente, vai conseguir avaliar se a sua lucratividade está ou não dentro de seus objetivos.

Enfim, estas foram as nossas dicas de como calcular margem de lucro e, como vimos, não é nenhum bicho de sete cabeças, não é mesmo? Desde que, claro, você tenha total controle e gestão de suas finanças. Sendo assim, invista em capacitação e aprenda a gerir bem o seu negócio. Lembre-se: o sucesso dele depende de suas ideias e de seu conhecimento!

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