5 áreas interessantes para começar um negócio
Investir na abertura de uma empresa é um grande desafio. Se esse é o caminho que você pretende seguir, deve se municiar da maior quantidade de informações possível sobre como começar um negócio. Antes de qualquer coisa, o empreendedor precisa acreditar naquilo que está fazendo, para que possa vender seu produto ou serviço com absoluta confiança aos clientes.
A crise econômica brasileira não deve ser um fator amedrontador, mas sim um estímulo à criatividade e à busca de soluções inovadoras. É aí que entra o empreendedorismo, a grande roda que faz girar a atividade comercial e a geração de empregos no país. Há vários setores à espera de pessoas capazes e eficientes para entregar qualidade ao mercado consumidor.
Pense, por exemplo, se as empresas das quais você é cliente hoje existiam há 10 anos. Pode ser o café da esquina, o restaurante preferido ou mesmo aquele aplicativo de smartphone que resolve a sua vida em um toque. Aliás, quem imaginaria, há 10 anos, que tantos serviços e produtos estariam na palma da mão. Alguém não só pensou como fez acontecer tudo isso. Mas, como começar um negócio inovador?
Como começar um negócio
O espírito empreendedor pode já estar dentro de você e talvez nem você mesmo saiba. Caso você ache que não tem ainda as características necessárias para ser um empresário de sucesso, saiba que isso pode ser desenvolvido. Você pode fazer uma série de bons cursos, muitos deles gratuitos, para desenvolver o conhecimento necessário de como começar um negócio do zero. Consultorias para entender onde você terá mais chances de obter sucesso também são uma ótima forma de dar os primeiros passos no empreendedorismo.
Áreas interessantes para começar um negócio
O empreendedor não precisa ter sido um entusiasta durante toda a sua vida do tipo de produto ou serviço que vai vender. Ele precisa estudar e conhecer profundamente seu mercado, acreditar no seu potencial e trabalhar profundamente com as informações disponibilizadas.
Dessa forma, fugindo da obrigatoriedade de antigas paixões, um mundo de possibilidades se abre para quem está interessado em começar a empreender. Algumas áreas podem estar esperando pelo primeiro passo da sua caminhada, então saiba como começar um negócio em cada uma delas.
1. Alimentação
As pessoas estão cada vez com menos tempo para preparar as refeições. Essa pode ser uma ótima oportunidade para o futuro empreendedor. Os food trucks, por exemplo, deixaram de ser sinônimo de refeição rápida em eventos para entrarem no dia a dia de muitos brasileiros. Comida bem feita sempre tem demanda, em qualquer lugar do mundo. Outro segmento que tem crescido muito é o de produção de marmitas, com uma infinidade de nichos a serem explorados. Um sistema eficiente de pedidos e entregas também pode render ótimos lucros.
2. Vida saudável
A busca pela longevidade é uma preocupação crescente de mulheres e homens. Um dos segmentos que mais cresce no setor de alimentação, por exemplo, é o de comida saudável. Empresas que preparam e entregam porções com ingredientes leves e frescos, são alguns exemplos interessantes desse mercado, além de restaurantes. Outra ideia legal é o desenvolvimento de aplicativos que controlam as atividades físicas, como planilhas de dados de exercícios e contagem de calorias. Não esqueça também das academias, elas são uma boa opção de investimento.
3. Beleza
Os tradicionais salões de beleza e centros de estética continuam em alta, mesmo em momentos de crise. A venda de cosméticos é outra área que não dá sinais de esgotamento, e conta com a possibilidade de alinhar das duas coisas em um mesmo ponto. Outra boa notícia é a entrada cada vez maior dos homens nesse mercado consumidor. As barbearias têm uma clientela fiel, oferecendo produtos e serviços especializados para o sexo masculino. A vaidade, no bom sentido, é um terreno fértil para um empreendedor usar a criatividade na hora de pensar em como começar um negócio.
4. Consertos
Com menos dinheiro circulando, as pessoas tendem a trocar menos de carro, eletrodomésticos e até mesmo roupas. Assim, acabam fazendo reparos nos itens que já possuem, prolongando sua vida útil. A oferta desse tipo de serviço é uma boa oportunidade para quem quer abrir um negócio.
5. Tecnologia
As possibilidades aqui são muitas e, inclusive, algumas delas já foram citadas nos itens anteriores. A busca pela praticidade está fazendo com que os negócios migrem para as telas de computadores, tablets e smartphones. Uma boa ideia de aplicativo, e-commerce ou software, aliada a muito trabalho, pode render uma alta margem de lucro. E não é preciso ser um nenhum guru da informática para empreender nessa área.
E aí, alguma área despertou seu interesse? Você pode ter uma imersão completa no mundo do empreendedorismo antes de decidir em que segmento vai abrir sua empresa. Com o Empretec, curso oferecido pelo Sebrae, você vai aprender como um empreendedor de sucesso faz acontecer, além de desenvolver características e habilidades para enfrentar o mercado. Tudo isso com atividades práticas e vivência real. Clique aqui e saiba mais.