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Empreendedorismo
16 jan. 2023

Como desenvolver uma startup?

Com a aceleração da transformação digital promovida pela pandemia, o setor de startups foi impactado positivamente, por empreendedores entenderem que inovação e tecnologia são essenciais para a sobrevivência dos negócios. Somente em 2021, o mercado de startups atingiu um investimento de US$ 621 bilhões no mundo. No Brasil, o valor chegou aos US$ 9,8 bilhões, segundo levantamento do Distrito.

Sobre aportes, as startups brasileiras receberam mais de R$ 47,4 bilhões em 2021, e para 2022, a estimativa é que elas captem entre R$ 52,9 e R$ 63,7 bilhões.

Em Santa Catarina, um estudo inédito do Sebrae/SC mapeou 1.301 startups catarinenses, e revelou que 10 cidades concentram 80% das startups catarinenses, sendo Florianópolis, Joinville, Blumenau, Criciúma e Chapecó os principais polos. Quase 43% das empresas estão na etapa de operação, tendo já passado pelos estágios de ideação e validação. Os dados sobre o faturamento das startups mapeadas em Santa Catarina, revelam que 316 (24%) empresas conquistaram entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões, e 41 (3%), estão acima desses valores.

Agora que você já conhece o potencial do mercado de startups, o convidamos a continuar lendo esse artigo para saber como desenvolver uma startup, lidar com os desafios do negócio e buscar investidores.

Boa leitura!

O que é startup?

As primeiras startups do mundo nasceram nos Estados Unidos, durante a primeira grande bolha da internet, entre 1996 e 2001. Neste período, muitos empreendedores transformaram ideias diferentes e inovadoras em negócios, o que fez com que alguns recebessem grandes investimentos para a realização. Apesar de muitas terem quebrado, algumas alavancaram e existem até hoje no mercado, o que fez despertar o interesse em inovar no mundo do empreendedorismo.

Mas, de fato, o que seria então uma startup? Startups são negócios de fase inicial com foco na inovação de produtos ou serviços e que possuem um modelo de negócio palpável e escalável. É um modelo de negócio inovador, que consegue crescimento e aceitação em larga escala de forma muito rápida.

Para que uma empresa possa ser chamada de startup precisa apresentar três características:

1. Estar em fase inicial;

2. Contar com um produto ou serviço inovador e repetível;

3. Ter escalabilidade, mesmo operando em condições de extrema incerteza.

O que é uma startup unicórnio?

Quando uma startup atinge uma avaliação de mercado de 1 bilhão de dólares, ela é chamada de unicórnio. Ela apresenta crescimento exponencial, e muitas vezes, recebe investimento e acelera rapidamente antes mesmo de abrir capital em bolsa de valores.

Além da quantia considerável de US$1 bilhão, para não ser considerada uma empresa de modelo tradicional uma Startup Unicórnio precisa de:

1- Inovação;

2 - Crescimento rápido;

3 - Investimento em tecnologia;

4- Foco no cliente;

5 - Investimento de peso na empresa;

6 - Reinventar serviços prestados;

7 - Ser Repetível e Escalável.

Como conseguir investimentos para startups?

Como você já deve ter entendido até aqui, tirar uma ideia inovadora do papel e transformá-la em um negócio viável, requer grandes investimentos.

Obviamente, em cenários de juros e inflação elevados, como os que vivemos atualmente, é natural que startups sofram mais nessa busca de investidores. O importante é não desistir e procurar o máximo de potenciais financiadores com uma estratégia já montada de convencimento. Você precisa deixar claro qual sua ideia, quais são suas metas e qual o plano para chegar ao sucesso. Ou seja, para conseguir chamar a atenção de um investidor, você precisará de um pitch. Seriam aqueles poucos minutos em que você defende sua ideia e convence o investidor que vale a pena o investimento, a confiança e atenção.

Os investimentos em startups são variados e podem vir do próprio empreendedor, de um grupo de empresas, ou de um único investidor. Baixe agora nosso ebook que te explica passo a passo como conseguir investimentos para uma startup!

Como criar uma startup?

Ao desenvolver uma startup, o primeiro passo é pensar em uma ideia de solução que resolva problemas da sociedade ou facilite e traga mais praticidade em modelos tradicionais ou ultrapassados de negócios, produtos e serviços.

Por exemplo, Nubank, Uber, Airbnb entre outras empresas desenvolveram soluções para mudar o padrão do mercado tradicional.

Mas, é importante lembrar que, somente uma ideia boa e inovadora não é suficiente para garantir o desenvolvimento de uma startup de sucesso. É preciso saber gerenciar o negócio, criar um modelo de negócio escalável, aprender a lidar com a burocracia, vencer os desafios do mercado, conseguir investidores, entre outros.

Saiba mais a seguir:

10 dicas de como criar sua startup

1. Entenda o mercado

Uma startup deve ter uma ideia inovadora, mas para isso, é necessário conhecer o mercado e identificar suas necessidades. A partir dessas informações, será possível desenvolver projetos para solucionar os problemas.

2. Avalie a viabilidade do negócio e o desejo do cliente

É importante garantir que os produtos e/ou serviços que a sua startup oferece sejam realmente relevantes, úteis e possíveis de vender. Há muitos casos em que a ideia é inovadora, mas não é viável. Projetos muito complexos, difíceis de compreender ou de aplicar no dia a dia são menos viáveis para o mercado, com isso a chance de sucesso é bem menor.

O primeiro passo em busca da validação é a realização do MVP (mínimo produto viável) e adaptar sua solução às necessidades do mercado. Nessa fase, você quer entender como o cliente lida com a sua proposta, quais são suas dificuldades, se há aderência e o que pode ser realmente aproveitado ou melhorado.

3. Valide as hipóteses no mercado

As ideias surgem com uma forma e vão se moldando ao decorrer do projeto. Esse processo é natural, pois o produto deve atender as necessidades do cliente e ter viabilidade de execução. As pesquisas de mercado e os testes com o produto ajudam a identificar os ajustes necessários para desenvolver a ideia de fato.

4. Defina metas e estratégias

É muito importante ter um planejamento bem definido para conseguir atingir os objetivos esperados e garantir no futuro, a alta performance da startup. É preciso ser específico, ter clareza nas metas e definir objetivos mensuráveis.

5. Tenha o seu valuation

O termo valuation descreve o valor de mercado de uma empresa. Para startups avançadas, o cálculo inclui números como fluxo de caixa, patrimônio, volume de vendas e perspectivas de expansão. Resumindo, quanto maior o potencial de crescimento rápido e menor o risco da empresa, maior o seu valor.

6. Desenvolva seu pitch

Como explicamos anteriormente, um pitch é uma apresentação curta e direta de uma empresa, produto ou serviço. Nesse tempo de apresentação, o empreendedor deve explicar seu projeto, seu diferencial, em que mercado está e os objetivos com essa declaração. Esse é o primeiro contato com um investidor ou cliente, o primeiro passo para uma futura parceria.

Durante o desenvolvimento do pitch, você construirá a proposta de valor da sua empresa. Para isso, precisará ter clareza para explicar como o seu produto ou serviço pode ajudar os clientes, mostrar o que diferencia a sua empresa dos seus concorrentes e ser objetivo para conseguir ser compreendido.

7. Defina o ambiente de trabalho

Tão importante quanto definir qual é o produto ou serviço que você pretende oferecer, é planejar o que precisa para que a sua startup possa dar certo. Definir onde e como ela vai funcionar, é um dos aspectos básicos no desenvolvimento de uma startup.

A boa notícia, é que com o uso cada vez mais comum de coworking e home office, é possível iniciar o projeto dentro de casa, ou em escritórios compartilhados, diminuindo consideravelmente os gastos iniciais.

8. Busque investimento

Conseguir investimento é uma forma de alavancar o crescimento rápido da empresa. Esse tipo de capital costuma ser focado em ações de marketing, para divulgar e tornar a empresa conhecida, contratar mão de obra, comprar equipamentos, sistemas etc. Existem diversos modelos de captação de recursos e programas que colocam os empreendedores em contato com os investidores. Esses são os tipos mais comuns de investimentos para startups: bootstrapping, investidor-anjo, aceleradoras, incubadoras, venture capital, venture building e crowdfunding.

9. Cuide das finanças

Em geral, os empreendedores são profissionais com expertise em algum setor específico, como tecnologia, mas que possuem pouco conhecimento em finanças e contabilidade. Ter atenção com essa área é fundamental para controlar as despesas e os recursos do negócio. Portanto, busque o auxílio de um profissional especializado para se dedicar a essa área e invista em sistemas para a gestão de entradas, saídas financeiras.

10. Atenção para as burocracias

Apesar de ser um modelo de negócio mais enxuto do que as empresas tradicionais, as startups também enfrentam processos burocráticos em sua abertura. A começar pela formalização, é preciso estudar os modelos em que o negócio pode ser enquadrado. Alguns setores precisam de regulamentação específica para operar.

O ideal é procurar conhecimento ou ajuda de um profissional habilitado para orientar sobre os processos desde o início. Isso evitará que você perca tempo com as burocracias, quando poderia se dedicar a outras atividades do negócio.

Saiba como o Sebrae/SC pode te ajudar a desenvolver sua startup

O projeto Startup SC é uma iniciativa do Sebrae Santa Catarina, que visa desenvolver e promover empreendimentos inovadores em todo o estado. O objetivo é de fortalecer as startups digitais a partir da difusão da cultura empreendedora e da profissionalização da gestão de seus empreendimentos com ações de capacitação, inovação e mercado.

Desde 2013 o Programa de Capacitação Startup SC já recebeu mais de 2600 projetos e capacitou 320 startups.

Além de todo esse apoio, no site do projeto é possível conferir diversos artigos, ebooks e materiais que podem ajudar no momento de desenvolvimento da sua startup.

No portal do Sebrae/SC, também há uma grande diversidade de materiais sobre o assunto.

Caso ainda reste alguma dúvida, basta solicitar pelo site, WhatsApp ou Salas do Empreendedor.

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