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Empreendedorismo
Liderança
23 fev. 2017

Mais rapidez, maior satisfação: como garantir o cumprimento dos prazos e entregas

Mercado demonstra que uma boa gestão de compras e capacitação profissional são imperativos para prazos e entregas Quando falamos em compras, automaticamente, nos remetemos à informatização, tecnologia, prazos e entregas. Ao gerenciar um negócio, a primeira reação do empresariado é realizar avaliações sobre mercado e destacar o seu diferencial na integração entre cliente e fornecedor. Mas como entender o que o consumidor quer e satisfazer as expectativas comuns tanto do cliente quanto do vendedor? Assim como o estoque, a gestão de compras é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento e gerenciamento de empresas. Entender e ter um controle sobre a demanda é uma necessidade vital para o andamento do negócio. Portanto, dentro da competitividade do mercado, o cumprimento de prazos e entregas torna-se imprescindível para resguardar a fidelidade com a clientela e garantir excelência no atendimento. Empreendedores precisam garantir a qualidade do serviço ou produto. Economizar recursos e tempo, utilizado nos processos é uma das formas de conseguir alcançar essa qualidade. Tal comportamento torna-se ainda mais necessário em períodos de crise econômica, como o que vimos atualmente. Essa preocupação faz com que os empresários procurem alternativas para melhorar a administração dos prazos e entregas. Entre essas soluções estão os softwares que gerenciam a programação das vendas, otimizando cada etapa do serviço.

Prazos e entregas: a importância da gestão de compras para o crescimento

Uma tese desenvolvida em supermercados de médio porte da cidade de Castro/PR traçou o ciclo e tipos de compras, os compradores, as suas qualificações e chegou a uma conclusão simples: a gestão de compras pode ser vista como um problema ou como uma oportunidade. Tudo depende da capacitação e do investimento destinado por cada empresa. Para alcançar essa excelência no gerenciamento, os empreendedores têm dois caminhos a seguir, um no campo tecnológico e outro no pessoal. A primeira solução é facilitar a gestão do serviço. O prestador não deve apenas adequar seu procedimento ao mercado online, como também criar canais de relacionamento com seus consumidores. Assim, é possível tirar dúvidas quanto a envios e expectativas, deixando uma porta sempre aberta para interação e bom atendimento. Já a segunda saída para otimizar a administração da empresa é a capacitação profissional. É necessário compreender que o cumprimento de prazos e entregas das compras estão inteiramente relacionados à pesquisa de satisfação e fidelização do cliente. O bom gestor precisa ter conhecimento suficiente para garantir a sua autoridade sobre o serviço ou produto oferecido. O SEBRAE, por exemplo, oferece cursos de gestão de tempo que são fundamentais para capacitação do bom gestor. Muitos consumidores acabam se recordando mais de quanto tempo o produto demorou para chegar em suas mãos do que quanto ele pagou pelo produto. Isso é muito comum no mercado. Apesar do custo sempre ser levado em consideração, a entrega e o relacionamento ainda são os diferenciais de qualquer negócio. Pensar na gestão envolve diretamente a otimização de inúmeras áreas: o controle do estoque, os prazos e entregas do produto, qualidade e, finalmente, a satisfação e fidelidade do público. Driblar a crise econômica não é uma tarefa fácil, mas existem boas ferramentas capazes de garantir a sobrevivência das empresas, e elas devem estar sintonizadas com boas práticas de gestão, que visem processos mais eficientes. Para saber mais sobre prazos e entregas e o cumprimento de metas, recomendamos também a leitura do artigo Planejamento: como melhorar a gestão para atingir objetivos e metas. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário para nós.
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