Está quase na hora!

Faltam 05 minutos para o seu agendamento. Prepare-se!

Ir para Meu Espaço
Carrinho
Seus carrinho está vazio!
;) Escolher produtos
Setores
Comércio varejista
Sistema de Inteligência Setorial
15 mai. 2017

Como montar as melhores estratégias para minimercados e mercearias?

A busca por praticidade e conveniência por parte do consumidor tem feito com que um mercado se desenvolva: o de mercearias e minimercados. Se você trabalha com esse nicho, que tal ficar por dentro do perfil do seu consumidor, aprender sobre a concorrência e principais tendências? Confira ainda algumas estratégias que podem ser adotadas no seu negócio! Os minimercados e mercearias são o 2º maior segmento de pequenos negócios no Brasil, com mais de 599 mil estabelecimentos no País e mais de 15 mil em Santa Catarina. Atendimento personalizado, localização próxima, praticidade e conveniência são alguns dos fatores que têm levado o segmento de minimercados e mercearias a crescer de forma superior ao de super e hipermercados. Como o consumidor tem se comportado? O perfil do público-alvo deste mercado costuma:
  • Ir uma vez por semana ao ponto de venda.
  • Realiza compras pequenas e rápidas, com tíquete médio de R$ 38 a R$ 42.
  • Compra itens de consumo diário, como produtos de açougue, padaria, hortifruti, laticínios, mercearia e frios.
  • Valoriza a qualidade do hortifruti, a padaria, o estacionamento e o balcão refrigerado.
Concorrência: mapeamento e estratégias O modelo de negócio de minimercados e mercearias tem crescido e as grandes redes têm observado isso. Tanto que muitas delas têm inaugurado lojas de bairro para competir nesse mercado. Ainda assim, os minimercados e mercearias têm vantagens competitivas. Saiba como aproveitar os pontos fortes do seu negócio e como melhorar os pontos fracos:
  • Pontos fortes: participação diária do proprietário no negócio; tomada de decisão rápida; agilidade na adaptação de atendimento ou no mix de produtos; valorização de produtores locais; proximidade com a comunidade; atendimento personalizado e especializado; funcionários com estabilidade - o que cria laços com os clientes.
  • Pontos fracos: baixa taxa de profissionalização; por vezes, a loja não é muito atrativa ao consumidor (iluminação, climatização etc); mix de produtos e espaço limitado; baixos estímulos à compra, como promoções e ações de marketing.
Conhecidas as vantagens e desvantagens desse nicho, que tal traçar as melhores estratégias para a sua empresa? É essencial investir no atendimento, em mídias sociais e canais de vendas para que o seu negócio evolua! Quer conhecer todas as estratégias que o SIS tem para você? Baixa nosso Relatório de Inteligência agora!
Deseja deixar um comentário, ou perguntar algo para o Sebrae? Você precisa estar logado para comentar ou perguntar! Cadastre-se ou acesse sua conta!