Transformação Digital
Empreendedorismo
07 out. 2021
Como o comando de voz pode auxiliar seu negócio
As pesquisas e comandos por voz têm se tornado cada vez mais populares no Brasil, fazendo surgir um mercado que só tende a crescer. Prova disso é que o uso de comandos de voz cresceu 47% entre os brasileiros durante a pandemia. A previsão é que até 2022, mais de 50% das famílias tenham um alto-falante que possua tecnologia de voz (pesquisa realizada pela Semrush).
Os dispositivos que reconhecem a voz humana e respondem aos comandos, estão se se tornando uma tecnologia comum na transformação digital e fazendo surgir um mercado com grande potencial de crescimento. Isso mostra o potencial que os negócios podem ter ao investir na automação tecnológica por voz.
Continue lendo o artigo e saiba de que forma as empresas podem ser beneficiadas com esta tecnologia.
Diferenças entre pesquisa por voz e comando de voz
Apesar de muitas pessoas confundirem ou acharem que são a mesma coisa, há algumas diferenças entre a pesquisa e o comando por voz. Confira:Pesquisa por voz
Ou “voice search” (tradução para o inglês), é uma maneira de realizar buscas por palavras-chaves em sites como o Google, através da fala por um dispositivo (como smartphones). O dispositivo tem a capacidade de reconhecer a fala do usuário e transformá-la em texto para realizar a pesquisa.Comando de voz
Com ele o usuário fala com dispositivos inteligentes (como smartphones, SmarTVs e smart speakers), que realizam uma ação a partir do comando. Muito além de pesquisas, essas ações podem facilitar o dia a dia, com possibilidades, por exemplo, de criar lembretes no celular, automatizar residências (casas inteligentes) e veículos.O que dizem os números sobre a tecnologia de comandos de voz
De acordo com pesquisas realizadas pela Ilumeo e Statista divulgadas no Estudo de Mercado do Sebrae, o uso de comandos de voz cresceu 47% entre os brasileiros durante a pandemia em 2020. Os dados também mostraram que:- 48% dos brasileiros utilizam comandos de voz semanalmente e 28% diariamente;
- 52% pagariam mais caro por um aparelho com comandos de voz;
- 11% dos lares brasileiros deverão contar com um dispositivo inteligente em 2025, contra 3% em 2020.
- 70% dos participantes percebem mais força em empresas com serviços e produtos dotados de assistência por voz.