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Empreendedorismo
25 jan. 2017

Desenvolvimento da liderança: como o líder influencia no marketing e nas vendas

A microempresa fez seu plano de marketing e colocou as estratégias em prática, mas os resultados nas vendas ficaram distantes do esperado. É a crise? Talvez não. Pode ser um reflexo da falta de liderança do gestor no momento de envolver toda a equipe. Por isso, o desenvolvimento da liderança é o ponto de partida para que o dono da empresa consiga levar o plano de marketing adiante para garantir o sucesso das ações e melhorar o desempenho do seu negócio. Mas o que é desenvolvimento de liderança? É o processo no qual o empreendedor passa a avaliar e assimilar comportamentos, atitudes, técnicas e habilidades para se tornar um líder. A utilização desse conjunto reflete positivamente na relação com os empregados da seguinte forma: gera maior engajamento e maior abertura para colaboração. Sem esse fator, dificilmente haverá alinhamento entre marketing e vendas, já que falta comprometimento e motivação à equipe. Para que haja a sintonia entre as duas áreas, o empreendedor precisa investir no desenvolvimento da liderança que ajude nesse envolvimento de todos os colaboradores. Os empregados precisam enxergar no líder alguém em que possam confiar e que oriente pelo exemplo, pela credibilidade e não pelo cargo que ocupa, até porque estratégias de marketing e vendas não são fórmulas mágicas que simplesmente acontecem. Os resultados dependem da forma como elas são aplicadas e do empenho da equipe, ou seja, o empreendedor pode ser o “dono do campo e da bola”, mas, sem o time bem estruturado jogando junto, dificilmente marcará um gol. A partir do desenvolvimento da liderança o empreendedor também consegue avaliar com mais precisão as características de cada colaborador. Não só a competência, mas o comprometimento e a motivação. Dessa forma, é possível obter insights do que precisa melhorar em sua empresa e que capacidades devem ser trabalhadas. Como já disse Peter Drucker, o guru da administração moderna: “liderança é elevar a visão de uma pessoa às alturas, elevar a performance a um alto padrão, criando uma personalidade além de suas limitações normais.” Ser um líder, mais do que um chefe ou patrão, torna-se ainda mais fundamental no ambiente de uma microempresa. Diferente de uma corporação de grande porte, é impossível o empreendedor não estar diariamente em contato com a equipe de trabalho e ele precisa tirar proveito desta situação. Isso porque a proximidade favorece uma comunicação mais eficiente, clara e direta e, por tabela, aumenta as chances de engajamento para a aplicação das estratégias de marketing e vendas da empresa.

Sebrae oferece cursos para desenvolvimento da liderança

A importância do desenvolvimento da liderança pode aumentar dependendo do momento pelo qual vive a microempresa. Os investimentos no plano de marketing, por exemplo, podem ser altos, assim como a expectativa pelos resultados nas vendas que podem representar até uma virada na empresa. Essa é mais uma justificativa para o empreendedor estar atento e investir em sua formação. Nunca é tarde para se tornar um líder. O Sebrae possui cursos e consultorias que abordam diferentes aspectos no desenvolvimento da liderança. Em “Lidere sua equipe de trabalho”, curso presencial com carga horária de 16h e duração de quatro dias, o empreendedor “aprende como se tornar uma fonte de inspiração para os empregados”. Para isso, são desenvolvidas atividades práticas que desafiam o participante a refletir e adotar as medidas na própria empresa. Outro exemplo de capacitação do Sebrae para quem busca o desenvolvimento da liderança é o de comunicação e relação interpessoal. Desenvolvido pelo Sebrae/SC em parceria com a coaching Vanessa Tobias, a formação é online, gratuita e com 1h de duração. Nela, o empreendedor aprenderá, por exemplo, a praticar empatia, um item muito importante na rotina de um líder. Cursos como esses do Sebrae servem para despertar a liderança no empreendedor. Ele passa a conhecer, por exemplo, quais são os três estilos mais comuns de liderança e descobrir em qual se encaixa. Por isso, é importante o empreendedor sempre avaliar qual é a sua capacidade de liderar a equipe. A partir dessa análise é possível identificar outros aspectos no desenvolvimento da liderança, como a presença ou não da cultura pró-liderança na empresa – o que contribui na formação de novos líderes no futuro. Gostaria de saber mais sobre desenvolvimento da liderança? Fale com o Sebrae/SC.  
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