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Empreendedorismo
24 out. 2022

Design Thinking e as oportunidades para pequenos negócios

Você já ouviu falar em Design Thinking? É um termo muito importante no mundo dos negócios, totalmente relacionado com inovação. Ele permite uma constante evolução das empresas e adaptabilidade às novidades e mudanças que o mercado exige.

Com o aumento da concorrência, do mundo cada vez mais digital e da constante mudança na forma de ver e de pensar os produtos e serviços, o Design Thinking vem como um facilitador na busca de satisfazer as necessidades e os desejos dos consumidores e de manter os negócios competitivos no mercado. Portanto, ele cria soluções de acordo com a real necessidade dos clientes.

Esse tipo de abordagem é utilizada para resolver problemas, pressão competitiva, potencializar e organizar o processo de desenvolvimento, aperfeiçoar os serviços de forma simples, ágil e bem planejada e ampliar as chances de sucesso das empresas.

Neste artigo, falaremos mais sobre o conceito, benefícios e mostraremos como e por que você deve implantar o Design Thinking na sua empresa!

O que é e como funciona o Design Thinking?

O Design Thinking é um conjunto de práticas e processos, que propõem uma nova abordagem aos problemas, reunindo o máximo de ideias, perspectivas e visões. Nesta abordagem, é dado oportunidade para que todos os membros da equipe "pensem" como designers e que não apenas "sejam" designers, mesmo que não trabalhem ou tenham formação nesta área.

Isso porque sabemos que um designer precisa ter fonte diária de criatividade e inovação para conceber projetos gráficos e tudo que envolve a comunicação visual. Desta forma, David Kelley e Tim Brown (que explicaram ao mundo o conceito), mostram que todos os integrantes de uma empresa precisam pensar como estes profissionais, para conquistar um nível de inovação radical nos negócios e na vida.

Sendo assim, a busca de solução de problemas acontece de forma coletiva e colaborativa, e as pessoas são colocadas no centro de desenvolvimento do produto.

Quais as oportunidades do Design Thinking em pequenas empresas?

O primeiro ponto a ser analisado é que praticamente não há custo de implementação, já a vantagem competitiva que se ganha é muito grande.

Além disso, é uma abordagem eficiente para resolver problemas complexos tanto do negócio tanto do público-alvo. Neste último caso, entra a criação ou aperfeiçoamento de produtos e serviços certeiros, desenvolvidos com foco no que o cliente realmente necessita.

Confira mais alguns dos benefícios que o Design Thinking promove:

- Solução ideal para inovar com assertividade;

- Diferencial necessário para se manter competitivo frente à concorrência;

- Fortalecimento de lideranças;

- Cultura organizacional transparente, diversificada e engajada;

- Maiores chances de potencializar os lucros;

- Atividades de coleta de dados para geração de insights de negócios e desenvolvimento de soluções;

- Valorização e integração de colaboradores de todas as áreas;

- Motivação da equipe;

- Aumento da produtividade;

- Diminuição da rotatividade interna e aumento da assiduidade;

- Reutilização do conhecimento de projetos anteriores;

- Eficiência para encontrar soluções para questões mais importantes da empresa.

É claro que existem diversas outras vantagens, mas o importante, é você ter em mente que adotar o Design Thinking na sua empresa, pode ser a peça-chave para o sucesso dela.

Quais as etapas do Design Thinking?

Antes de te mostrar como você pode implantar a abordagem na sua empresa, é preciso entender que três pilares essenciais o definem (empatia, colaboração e experimentação) e que o processo é dividido em cinco etapas principais:

1. Imersão

Essa é a fase em que são reconhecidos todos os elementos de um problema. É a fase de aprofundamento na questão, levantamento de informações e observações.

Aqui são coletados feedbacks de clientes, observados o desempenho de colaboradores, mapeados fatores, elementos e recursos disponíveis, estipulado resultados desejados, entre outras informações importantes.

2. Análise e Síntese

Esta seria a etapa em que são analisados os dados coletados na imersão e que é elaborada uma síntese para guiar o processo de criação. Aqui são identificadas as oportunidades e desafios para o andamento do projeto.

3. Ideação

É considerada a fase do brainstorming. Aqui são coletadas as ideias inovadoras e relevantes, para desenvolver uma solução realmente eficiente para os problemas do público-alvo.

Nesta etapa há valorização no compartilhamento de ideias e todos os envolvidos no projeto podem sugerir propostas e apresentar suas percepções.

4. Prototipação

Aqui as ideias viáveis são transformadas em versões testes. Os protótipos servem para testar o que foi criado, identificando falhas que só são perceptíveis na prática.

5. Desenvolvimento/Implementação

Tudo que foi desenvolvido até então entra em cena nesta etapa. Aqui as ideias são realmente desenvolvidas e apresentadas ao público. É muito importante que se apresente ao cliente o que foi desenvolvido, enaltecendo os diferenciais e vantagens para que de fato a inovação seja aceita e utilizada.

Como aplicar o Design Thinking na sua empresa?

O Design Thinking é uma abordagem viável a todo tipo de empresa, dos diferentes segmentos e portes. O primeiro passo para inseri-la dentro do seu negócio, é criar um estímulo à inovação, permitindo o potencial criativo e colaborativo de cada integrante da equipe. Para isso, desenhe uma cultura organizacional e implemente uma mudança de mentalidade dos seus colaboradores.

Se atente às condições de trabalho da sua equipe. O ambiente precisa inspirar a criatividade, aumentar a motivação e confiança dos colaboradores. Um ambiente de trabalho mais criativo ajuda a dar inspiração.

Como já citamos anteriormente, para a fase de ideação a melhor dica é utilizar brainstorming, ou chuva de ideias. A realização é bastante simples e consiste em uma dinâmica de grupo que estimula o compartilhamento de ideias. Para auxiliar nesta etapa, os mapas mentais são muito eficientes em organizar e desenvolver ideias e pensamentos, além de serem extremamente fáceis de serem construídos.

Quanto à análise das necessidades dos clientes, um ponto que auxilia muito nas descobertas, é a análise de dados reais. É necessário que você adote uma estratégia baseada na coleta e análise de informações dos seus clientes. Dessa forma, os problemas analisados serão reais e as soluções a serem elaboradas, muito mais assertivas.

Também é possível fazer com que ele interaja com sua empresa, fornecendo a percepção dele quanto ao seu produto ou negócio. Enquetes nas redes sociais, formulários virtuais ou pesquisas, são algumas das formas de se conseguir a opinião dos consumidores.

Não se esqueça que não se pode pensar nas etapas, sem adotar e exercer aqueles três pilares importantes: empatia, colaboração e experimentação.

Esperamos que nosso artigo tenha te auxiliado sobre o assunto. Em nosso portal você encontra diversos materiais que podem te dar direcionamento quanto à inovação e organização da sua empresa. Disponibilizamos semanalmente diferentes textos no blog e possuímos uma equipe capacitada para te atender.

Conte com nossas soluções para alavancar seu negócio!

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