Empreendedorismo
Vendas
15 set. 2021
Dia do Cliente: como melhorar a experiência do consumidor e vender mais
As vendas têm grande importância para o crescimento de qualquer empresa. Indiferente do tamanho do negócio ou do segmento, são elas que movem uma empresa! Ou seja, só é possível vender e ter sucesso, caso se tenha clientes.
Trabalhar com vendas exige persuasão e engloba uma oferta de valor para o cliente. Para aproveitar a data do Dia do Cliente, preparamos um artigo que vai te ajudar a melhorar a experiência do consumidor e a vender mais no seu negócio. Confira:
Por que vender bem?
O sucesso nas vendas indica se a empresa está o no caminho certo, ou se precisa prosperar mais. A venda é um processo de comunicação direta com os clientes, e quando bem feita, torna-se uma ferramenta que traz o valor e o propósito da marca, além de criar vínculos positivos com os consumidores.Como vender bem?
Simpatia, imagem pessoal e ótima comunicação, estão entre as principais ações para que uma venda tenha sucesso. É muito importante que já na primeira abordagem do cliente, o vendedor consiga identificar sua necessidade (o que o cliente não tem e precisa), para oferecer a oportunidade (oferta do produto do vendedor). Também é importante que o vendedor conheça do produto que está vendendo e que durante o atendimento, ofereça esse conhecimento ao cliente, gerando confiança no atendimento. O cliente precisa ter ciência de todas as vantagens do produto a ser adquirido, e ser convencido a comprar produtos com preço alto, mostrando que os benefícios de investir naquele produto são sinônimos de um bom negócio. Estar atualizado e atento ao mercado e nas mais recentes novidades e tendências, também traz um diferencial ao vendedor e o ajuda a se posicionar como especialista na área, conquistando a confiança dos clientes.Etapas de uma venda eficaz
No tópico anterior abordamos todas as características imprescindíveis para uma boa abertura de vendas. Esta, é a primeira etapa ao começar uma venda! Nos próximos tópicos, vamos lhe mostrar quais são e como proceder com as demais etapas de vendas:-
Análise da necessidade do cliente
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Oferta do produto
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Questionamentos/objeções
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Fechamento
Funções do vendedor
Muito além de vender, o profissional de vendas precisa exercer diversas outras funções para se manter competitivo no mercado. Confira algumas delas que devem fazer parte do dia a dia de todo vendedor: - Investir constantemente em capacitação; - Planejar a prospecção de novos clientes; - Criar oportunidades para gerar novos negócios; - Desenvolver relações e manter vínculos; - Reter clientes. Aproveite e leia nosso ebook que aborda cada uma dessas características e que fala mais sobre tipos de venda, perfis de vendedor e dicas primordiais para efetuar vendas de sucesso!Conheça seu cliente
Sempre será muito importante entender como os clientes estão interagindo com você e como melhor alcançá-los. A saúde de um negócio é avaliada através da carteira de clientes. Analisar o comportamento do consumidor e definir seu perfil de compra, permite avaliar se a capacidade dele está sendo explorada ao máximo ou não. Para conhecer seu cliente, é preciso definir:- Total de clientes: São todos que já compraram da empresa.
- Clientes ativos: São os clientes que estão comprando num período de curto prazo.
- Clientes perdidos: São os clientes que pararam de comprar ao longo do tempo.