Está quase na hora!

Faltam 05 minutos para o seu agendamento. Prepare-se!

Ir para Meu Espaço
Carrinho
Seus carrinho está vazio!
;) Escolher produtos
Empreendedorismo
26 set. 2022

Empreendedora, conecte-se com outras mulheres para ampliar mercado

Uma característica latente no empreendedorismo feminino é a importância do desenvolvimento e fortalecimento da rede de relacionamento entre empreendedoras e seus negócios. Essa prática pode ser uma aliada na hora de impulsionar o negócio, pois permite a troca de experiência e conexão entre mulheres que empreendem e também promove a possibilidade de expansão do mercado.

Você já pensou nas vantagens de consumir de empresas lideradas por mulheres? Pois aqui vão algumas delas.

Ampliação de público-alvo

A maioria das empresas comandadas por mulheres oferece produtos e serviços relacionados ao universo feminino. Moda, beleza, alimentação e serviços domésticos são as principais atividades. Ter uma rede de relacionamento consolidada e atuante pode fortalecer a empreendedora e também aumentar a cartela de clientes.

Renda para elas

As empresas lideradas por mulheres são mais inclusivas, costumam empregar um número maior de funcionárias. Isso gera um círculo virtuoso na economia. Pesquisas demonstram que quando uma mulher tem renda própria ela tende a reinvestir na família e na comunidade, beneficiando a todos.

Inspirar outras mulheres

Além disso, o fortalecimento do networking entre empreendedoras é uma forma de motivar outras mulheres a abrir seu próprio negócio e dividir dores em comum que podem inspirar a superação de desafios do empreendedorismo feminino.

Investimento em educação

Mulheres costumam investir mais em capacitação e formação para si e para os seus familiares. Quase metade das empreendedoras já realizaram algum curso de capacitação para melhorar seus conhecimentos em gestão e soft skills. Fortalecer essa rede ajuda a ampliar esse investimento em educação.

Mudança de paradigma

Mulheres ainda enfrentam crenças limitantes e barreiras impostas culturalmente que muitas vezes são invisíveis e difíceis de transpor. Uma maneira de ultrapassá-las é pela criação de oportunidades que o fortalecimento da rede de relacionamento entre mulheres proporciona.

Propósito

Nos últimos anos, mais do que comprar algum produto ou serviço pelo preço e marca, os consumidores buscam algo além. Querem se conectar pelo propósito, por causas e bandeiras que as empresas apoiam. Comprar de mulheres é uma causa que conecta pessoas em prol de uma sociedade mais justa e com menos desigualdade entre os gêneros.

Exemplo na prática

Clareana Eugênio seguiu a máxima de que quando nasce uma mãe, nasce também uma empreendedora. Quando teve seu primeiro filho, ela, que até então tinha um emprego como professora de inglês, decidiu abrir sua própria escola de idiomas. Com a chegada do segundo filho, nasceu a segunda empresa, a Maternashop, uma rede de apoio real para o empreendedorismo materno, que move uma comunidade de mais de 35 mil mães e conta com uma plataforma virtual que funciona como um ponto de encontro de mulheres-mães-empreendedoras, onde elas compartilham conhecimento, capacitação profissional, cursos, produtos e serviços. Tudo isso fomentando uma rede de negócios e formação focada na microeconomia que transforma a vida de mães e crianças.

A ideia surgiu inicialmente como um grupo em redes sociais. O intuito era que as mães participassem para trocar e vender roupas, equipamentos e utensílios que seus bebês não precisavam mais, como carrinho, cadeirinha ou banheira. Muitas dessas mães também eram empreendedoras e Clareana percebeu que ali estava uma possibilidade de comercializar produtos e serviços oferecidos por elas. O espaço rapidamente se tornou um ambiente de troca de produtos, experiências e compartilhamento de desafios do empreendedorismo materno. “O pessoal vem aqui perguntar onde tem não sei o quê e as pessoas respondem ‘compra naquela loja, naquele magazine’. Falei não, a primeira regra desse grupo vai ser só indicar empresa materna. Porque somos todas mães aqui, faz muito sentido que o dinheiro circule entre a gente”, afirma Clareana.

Isso começou a ser um propósito muito claro para a empresa. Ela reforça que mesmo as mães que não empreendem entendem o peso dessa dupla jornada e se comprometem a só comprar de empresas maternas, criando um senso de comunidade forte na Maternashop. Hoje, a empresa conta com uma feira virtual com mais de 50 marcas comandadas por mães. Além disso, oferece mentoria, conteúdo, produtos próprios e conexão entre empreendedoras e mães. “O meu trabalho também é conscientizar as pessoas que consomem sobre a importância de se consumir de uma mãe e a diferença que isso faz na cadeia inteira. A nossa principal preocupação é gerar renda para essas mulheres e a gente faz isso por meio de um espaço de divulgação, capacitação, formação, informação, conteúdo e desse apoio, que faz sentido para muitas de nós, o nosso #compredeumamãe”, completa.

Rede de relacionamento na superação de desafios

Redes de relacionamento são conexões pessoais e profissionais construídas ao longo da vida e que podem contribuir para o crescimento empreendedor. Assim como a Clareana fez com a Maternashop, é preciso identificar o grupo de pessoas que compartilha os mesmos valores que a sua empresa. São esses grupos que ajudam a superar adversidades do empreendedorismo feminino, pois, além de terem que lidar com todas as dificuldades inerentes à atividade, as mulheres ainda têm que dar conta de muitos desafios a mais.

Na pesquisa realizada pelo Sebrae Delas Mulher de Negócios em 2021, com mais de 500 participantes, foram identificadas algumas dessas dificuldades. As mulheres, quando comparadas com homens possuem:

Menor reconhecimento da sociedade

69% das empreendedoras afirmam possuir baixo reconhecimento da sociedade. Elas exemplificam o preconceito em situações do dia a dia, como reuniões de trabalho, com clientes ou fornecedores.

Uma forma de superar esse desafio é ter uma rede de relacionamento composta por algumas mulheres que sejam exemplo e inspiração no empreendedorismo.

Menor apoio e incentivo da família

63% das empreendedoras reconhecem que o baixo reconhecimento começa no ambiente familiar, pois afirmam receber menos apoio e incentivo da família.

Trocar experiência e receber motivação, incentivo e ajuda de outras mulheres que entendam essa situação é uma forma de se sentir apoiada.

Maior insegurança na hora de iniciar o negócio

O medo foi apontado por 56% como uma das principais barreiras das empreendedoras mulheres na hora de iniciar um negócio. Os homens são vistos como mais destemidos na hora de empreender. O medo do fracasso é acentuado pelas críticas e falta de apoio familiar, sendo um dos principais dificultadores na hora de abrir um negócio.

Uma rede de relacionamentos forte, com exemplos reais de trajetória empreendedora, é um incentivo para perder o medo de arriscar.

Sebrae Delas apoia a conexão e o networking entre mulheres

O Sebrae Delas Mulher de Negócios entende a importância de desenvolver e fortalecer uma rede de relacionamento entre mulheres empreendedoras como forma de impulsionar negócios, por isso esse é um dos três pilares do programa. Dentro do pilar “Nós” o Sebrae Delas promove encontros e conexões entre as participantes do programa para estreitar vínculos pessoais e profissionais das empreendedoras, consolidando o empreendedorismo feminino de maneira forte, consciente e ativa.

Então, quer fazer parte dessa rede pelo desenvolvimento do empreendedorismo feminino? Acompanhe as palestras, trilhas, conteúdo e encontros promovidos pelo Sebrae Delas no portal. Vamos crescer juntas?

Deseja deixar um comentário, ou perguntar algo para o Sebrae? Você precisa estar logado para comentar ou perguntar! Cadastre-se ou acesse sua conta!