Empresas de alimentos participantes do Brasil Mais foram menos afetadas pela crise
Um dos setores mais afetados pela pandemia da Covid-19 foi o setor de alimentação. Após a instalação da crise, bares e restaurantes precisaram se reinventar para sobreviver. Durante o isolamento social, estabelecimentos apostaram no serviço de entrega por aplicativo mas, embora esse segmento tenha tido um aumento significativo, a opção não foi suficiente para muitos, que se viram obrigados a fechar suas portas devido à queda no consumo.
Apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelo setor, teve empresário comemorando. Esse foi o caso da engenheira de alimentos Dayana Fabre de Lima, que participou do primeiro ciclo do Brasil Mais.
Dayana viu seu negócio de chocolate gourmet aumentar o faturamento e a produtividade, mesmo em meio à crise, resultado da estruturação no processo produtivo. “Criamos um cronograma mensal definindo os tipos e a quantidade de produto por dia. Com isso, diminuí o tempo ocioso dos funcionários e passei a gerenciar o estoque. Tivemos aumento de 60% na produtividade e de 46% no faturamento”, comemora Dayana.
O Programa
O Brasil Mais é uma iniciativa da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade e do Ministério da Economia em parceria com o Sebrae, o Senai e a ABDI, que visa aumentar a produtividade e a competitividade das empresas brasileiras, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto.
Se você é dono de uma micro ou pequena empresa, quer ampliar a sua capacidade gerencial e encontrar soluções para inovar processos e reduzir desperdícios, como a Dayana Fabre de Lima, esse programa é pra você.
No Brasil Mais você terá tudo isso e ainda contará com o acompanhamento técnico dos ALI’s, em 3 encontros coletivos virtuais e 6 individuais! E o melhor: todos eles são gratuitos, 100% investidos pelo Sebrae. Além disso, todos os participantes garantem também investimento de 70% do Sebrae nos produtos de Consultoria Gerencial e Sebraetec.
Baseado no desenvolvimento das práticas gerenciais com referência nas melhores práticas mundiais, o Brasil Mais é o maior programa para aumento de produtividade brasileira, que visa apoiar as empresas em sua trajetória para a transformação digital e Economia 4.0.
Brasil Mais em números
O Sebrae acompanhou quase 5 mil empresas que fizeram parte do primeiro ciclo do Brasil Mais e introduziram inovação e melhorias no processo de gestão. Segundo dados obtidos a partir desse estudo, os pequenos negócios tiveram em média um aumento de 52% de produtividade e 18% no faturamento.
No primeiro ciclo, o programa atendeu 8 mil empresas dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Sergipe e Tocantins, nos segmentos de comércio, serviços e indústrias.
De acordo com os dados do Sebrae, a melhora de produtividade foi observada em 56% dos negócios analisados, com destaque para as empresas do setor da indústria (77%), seguidas pelos negócios de serviços (57%) e do comércio (39%).
Além disso, a análise dos resultados das empresas que participaram do primeiro ciclo e a pesquisa Sebrae/FGV sobre o Impacto da Pandemia, mostrou que esses pequenos negócios, atendidos no primeiro ciclo do programa, registraram um faturamento de, em média, 42% a mais do que as MPE em geral.
Se você também quer ser um case de sucesso, clique aqui e inscreva-se no Brasil Mais. É gratuito!