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Sistema de Inteligência Setorial
05 mai. 2017
Formação de preços: produtos de alto valor agregado
Um dos maiores desafios de um empresário é saber precificar seus produtos de modo que seja justo para todos. Esse desafio se torna ainda maior quando o produto comercializado possui grande valor agregado.
Qual a importância da precificação correta do seu produto?
- Aumenta o número de vendas, pois o cliente tem uma boa percepção do preço e do seu produto;
- Obtém lucro, o que possibilita ter renda e um negócio sustentável, no sentido de que possui capital de giro e não requer busca por recursos de terceiros;
- Desenvolver o seu negócio a partir de inovações e investimentos, que podem impactar no aumento da produção ou na qualidade do produto.
- Preço alto no mercado: estabelece o preço mais alto possível para o tipo de produto, sendo reduzido gradativamente. Trata-se de estratégia para produtos inovadores em mercados que não tenham produtos similares.
- Preço baixo no mercado: estratégias adotadas para produtos em mercados competitivos, em que se estabelece um preço abaixo do mercado para elevá-lo gradativamente, após ter fidelizado clientes por conta da qualidade do produto.
- Concorrência;
- Cliente;
- Qualidade;
- Margem de lucro;
- Tempo.
- Custo fixo: despesas associadas à manutenção do negócio, independentemente de vendas, como aluguel, água, salários, taxas da empresa e etc.
- Custo variável: despesas que variam conforme a produção, como aquisição de matéria-prima e custos de entrega.
- Percentuais aplicados às vendas: comissões de venda, embalagens, margem de lucro, taxas de cartões e etc.