Carrinho
Seus carrinho está vazio!
;) Escolher produtos
Artigo
05 fev. 2014

Músico catarinense cria software que contabiliza músicas e campanhas em tempo real

Um programa de computador desenvolvido por um catarinense promete ser a solução definitiva para medir, em tempo real e sem margens de erros, a audiência de músicas e campanhas publicitárias veiculadas em programas de rádio e televisão no país.

O Connect Mix é capaz de analisar um trecho de áudio pré-gravado, seja ele uma música ou campanha publicitária, e identificá-lo quando é veiculado. O programa contabiliza automaticamente o número de ocorrências em emissoras de todo o país.

   A ideia

Jair Luiz Demarco, era percussionista de uma banda da cidade dele, São Miguel do Oeste. Hoje o músico mora em Florianópolis. Ele criou o programa pela curiosidade de saber quantas vezes a música do grupo tocava nas rádios.

O software, segundo ele, foi concebido com um complexo sistema à prova de erros na contagem do número de veiculações de músicas e propagandas pagas. “A não ser que você monitore manualmente, você não tem como saber se a emissora vai veicular exatamente aquilo que você pagou. Quem garante que os relatórios que lhe apresentam são fidedignos? O mesmo vale para uma música”, diz Jair. Em uma demonstração Demarco mostrou, por meio do sistema, as músicas brasileiras que estavam sendo veiculadas nas rádios de todo o país, naquele momento. O sistema Connect Mix foi capaz de monitorar, em tempo real, cerca de cinco mil emissoras de rádio e tv’s comerciais em todo o país. Com a expansão do sistema para as rádios comunitárias e até web-rádios, a estimativa é que mais de dez mil estações estejam cadastradas em breve. O sistema é acessado via navegador de internet pelo computador, e por meio de um mapa, é possível ter a noção “visual” das ocorrências de músicas e campanhas.

   O Sebrae

O software possui em algoritmo patenteado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). E para agilizar o processo de patenteamento, o músico teve o importante auxílio do Sebrae - que ajudou a identificar eventuais tecnologias similares já em processo de patente.

Ao final da pesquisa, constatou-se que não existe algo parecido. Agora a ideia é registrar o algoritmo e a tecnologia de monitoramento em quase 200 países através de patente internacional.

Auxiliando as estratégias do sistema de atingir o mercado, o diretor técnico do Sebrae de Santa Catarina, Anacleto Ângelo Ortigara, que vem acompanhando o aprimoramento do sistema, vai além. “A Bilboard é referência em termos de listas de músicas mais tocadas. Mas qual o sistema deles? É por amostragem. Pode-se dizer que é mais confiável que a Bilboard porque esse sistema é mais preciso, acontece em tempo real e sem possibilidade de erros.”, afirma Anacleto.

   O Mercado

Aqui no Brasil o programa de computador já ganhou a confiança de artistas famosos. O cantor Daniel, inclusive, é garoto propaganda do sistema. A dupla Bruno & Marrone também já testou, segundo Jair Demarco. A próxima adesão, ainda de acordo com ele, é da cantora Claudia Leite. “O sistema é inviolável, já que, mesmo que eu quisesse inserir manualmente uma música nas paradas, teria de alterar centenas de linhas de código. É impossível. Os artistas sentem a necessidade de ter uma ferramenta confiável para medir a audiência de suas músicas em todo o país, por isso estão adotando o Connect Mix”, garante Jair. Veja campanha com o cantor Daniel:
Deseja deixar um comentário, ou perguntar algo para o Sebrae? Você precisa estar logado para comentar ou perguntar! Cadastre-se ou faça seu login!