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Artigo
18 fev. 2015

O Ambiente de Trabalho de 2020

As inovações tecnológicas, organizacionais e de mercado têm impulsionado profundas transformações no mundo do trabalho. As previsões são que, na próxima década novos modelos de negócios e empresas convivam com diferentes gerações, trabalhando em um mesmo ambiente e compartilhando conhecimento, habilidades, experiências, hábitos e motivações. O ambiente de trabalho do futuro será muito diverso e hiperconectado. Isso significa que o uso da tecnologia e redes sociais influenciará desde a seleção do candidato ao convívio e compartilhamento de informações dentro da empresa, e na conexão com as pessoas de fora dela (clientes). Antecipar as mudanças será crítico, já que para criar estratégias para a força de trabalho de 2020 as empresas precisam se adaptar. Por isso, a nossa dica de leitura é um guia do que pode e já está sendo feito. Autor: Jeane C. Meister; Karie Willyerd Título: O Ambiente de trabalho de 2020 Editora: Alta Books Páginas: 294 p. Ano: 2013 Resumo: O que as empresas precisam saber e fazer para conquistar e manter os melhores funcionários do futuro. O ambiente de trabalho do futuro está sendo moldado nos dias de hoje pela Web 2.0, uma coletânea de tecnologias de mídias sociais revolucionárias, e pela Geração do Milênio, pessoas que nasceram entre 1977 e 1997. A convergência dessas tendências emergentes no ambiente de trabalho criou uma geração de trabalhadores hiperconectados, que estão colocando cada vez mais pressão nos patrões a fim de que revisem suas abordagens sobre gerenciamento de talentos. Em “O Ambiente de Trabalho de 2020”, as especialistas em recursos humanos, Jeanne C. Meister e Karie Willyerd oferecem um plano de jogo prático que as empresas podem usar para atrair e manter esses funcionários. Ao fazer isso, acabam por transformar suas empresas, promovendo resultados empresariais extraordinários, tais como: inovação crescente e conexão com os clientes. Ainda competem com maior eficácia no mercado global. Baseado em descobertas importantes de duas pesquisas de profissionais globais, e também em estudos de caso de empresas como Deloitte, Cisco, Bell Canada, JetBlue, Nokia e NASA, este livro mostra como as tecnologias sociais, que são utilizadas em marketing fora da empresa para se conectar com clientes, podem ser adaptadas para uso dentro das empresas, visando à conexão com os funcionários. Jeanne C. Meister e Karie Willyerd apoiam sua pesquisa instigante com exemplos do mundo real dessas práticas em ação, incluindo uma competição de orientação a novos funcionários no YouTube, o uso do Twitter para candidatos em busca de emprego e um vídeo game para novas contratações. Com 20 previsões para o ambiente de trabalho de 2020 e um glossário para aqueles que nunca enviaram uma mensagem de texto, postaram no Facebook ou no Twitter, este livro é um guia que deve ser lido e diz o que as empresas devem fazer – e já estão fazendo – para criar o ambiente de trabalho que desejam para o futuro.  *Livro disponível para leitura na Biblioteca do Sebrae. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na Av. Osmar Cunha, 278, no Centro de Florianópolis.
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