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Moda
Artigo
13 jun. 2018
O novo Mercado de Luxo
Quando falamos em Mercado de Luxo logo nos vem à mente o conceito de posse, não é mesmo? Mas a verdade é que esta máxima sofreu algumas mudanças. Atualmente, o Mercado de Luxo tem tudo a ver com experiência e personalização de compra, ou seja, poder vivenciar algo que, não necessariamente esteja relacionado à adquirir bens materiais ou algo personalizado e exclusivo que custe preços altos, mas que proporcione ao consumidor uma lembrança e uma ótima experiência.
Uma pesquisa realizada pela SPC Brasil (2015) mostra que popularizar o luxo é um passo importante e necessário, já que para viver uma viagem luxuosa você não precisa ir muito longe, nem mesmo gastar tanto dinheiro. Basta planejar-se com um bom destino que proporcione experiências distintas e marcantes, e isso é o que torna o Mercado de Luxo mais acessível para classes sociais menores.
Com estes dados fica mais fácil visualizar novos modelos de negócio para o Mercado de Luxo. Investir em personalização e experiência de compra requer uma boa avaliação e planejamento, pois influencia diretamente nas estratégias de comunicação, no público-alvo, no preço, na distribuição e em demais aspectos.
A Farfetech, por exemplo, criou uma plataforma online para reunir em apenas um ambiente a comercialização de roupas e acessórios, com foco somente em marcas de prestígio nacional e internacional. O propósito foi levar aos clientes que investem em exclusividade a melhor experiência de compra. Com isso, a empresa conseguiu também identificar duas lacunas no Mercado de Luxo.
- Algumas marcas possuíram uma dificuldade maior de penetrar no meio digital por não possuírem presença digital.
- Nove entre dez clientes do mercado de luxo utilizam a internet para realizar compras.