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Turismo
Sistema de Inteligência Setorial
03 jul. 2017
O potencial do enoturismo em Santa Catarina
Santa Catarina desperta atenção de diversos turistas por suas belas paisagens naturais e uma região litorânea bastante atraente. No entanto, outras atividades turísticas têm se desenvolvido no Estado, como o enoturismo. Essa novidade pode trazer bons frutos para pequenas e médias empresas, por isso, confira algumas dicas do Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae e aproveite a oportunidade!
O que é o enoturismo?
Enoturismo (também chamado de turismo de vinho ou turismo enológico) é o turismo motivado pelo vinho. Esse complemento alimentar, valorizado em diversos lugares do mundo, faz bem à saúde quando ingerido com moderação e, além disso, provoca sentimentos que vão além das questões físicas, pois envolve história, cultura e simbologia. Geralmente, o enoturismo ocorre em regiões de vinícolas e envolve passeios, aulas, degustações e comércio.
Como explorar a atividade?
Santa Catarina possui regiões com paisagens encantadoras e com condições propícias para a produção de vinhos, por isso, tem um grande potencial para o enoturismo. Os vinhos catarinenses que merecem destaque são:
- Vinhos de altitude: como o próprio nome diz, são vinhos produzidos em regiões altas, entre 900 e 1400 metros acima do nível do mar. O Vale do Contestado e a Serra são duas regiões que possuem essas características e que conseguem, de forma satisfatória, produzir vinhos de altitude de qualidade.
- Vinho Goethe: é um vinho híbrido de uvas europeias e americanas, que se adapta bem em terras baixas. A cidade de Urussanga/SC possui condições perfeitas para sua produção, por isso, foi a primeira do estado a receber o certificado de Indicação Geográfica (IG) com esse produto.
- Estimular o turismo de vinho.
- Incentivar a produção industrial e artesanal desse setor.
- Gerar emprego e renda no Estado.
- Fortalecer a agricultura familiar.
- Impulsionar negócios na área de enologia, incentivando a formação de técnicos na área, como sommeliers e enólogos.
- Difundir e divulgar cursos que tratem de técnicas produtivas.
- Explorar e divulgar os diversos eventos culturais e gastronômicos que envolvem a atividade.
- Estimular a realização de cursos, eventos, seminários, congressos entre outros.