Sistema de Inteligência Setorial
Móveis e decoração
27 nov. 2017
Painéis de madeira: conheça este nicho de mercado
O segmento de Casa e Construção possui uma cadeia produtiva bastante ampla, que vai desde a transformação da matéria-prima até a prestação de serviços ou o comércio de produtos. Além disso, as empresas costumam lidar com materiais variados, como pedras, cerâmicas, metais, tecidos, plásticos e a própria madeira, que está presente tanto em produtos da indústria moveleira, voltada para artigos residenciais ou corporativos, quanto em produtos estruturais de construções.
Conheça os principais dados sobre o mercado de painéis de madeira, as espécies mais comuns no país, as aplicações no ramo e os modelos de negócio de destaque no segmento de construção civil.
Sustentabilidade
Para trabalhar com madeira, é preciso ficar atento às certificações do ramo. A mais comum é a Forest Stewardship Council (FSC), que garante três modalidades de certificação:
- Manejo florestal: garante que a floresta de onde vem a matéria-prima possui um manejo responsável e de acordo com critérios da FSC.
- Cadeia de custódia: garante a rastreabilidade da matéria-prima certificada até o momento no qual ela é comercializada ao consumidor final. Com isso, evita-se a mistura de outros materiais no meio do processo.
- Madeira controlada: garante que o produto produzido não contenha nenhum tipo de madeira não certificada, como aquelas colhidas ilegalmente ou com violação de direitos civis.
- Em 2016, foram vendidos 6.233 milhões de m³ de painéis de madeira. Esse valor é 2,2% menor que o vendido em 2015.
- O consumo de painéis de madeira no país teve seu maior índice no ano de 2013, com 7.459 milhões de m³. De lá para cá, a queda foi de aproximadamente 16%.
- Entre janeiro e setembro de 2017, o volume de exportação de painéis de madeira foi de US$ 212 milhões FOB. Esse valor é 19,8% maior que o mesmo período do ano anterior.
- O principal destino dos painéis de madeira brasileiros é a América Latina. Praticamente metade do volume é direcionada para lá.
- Outros destinos da exportação de painéis de madeira são: Europa, América do Norte, África, Ásia e China
- Pisos: oferecidos geralmente no formato de tacos, assoalhos e laminados. As mais utilizadas nesse tipo de aplicação são: jatobá, cumaru, pequiá e ipê. Um ponto positivo dessas madeiras é que possuem boa resistência contra cupins.
- Esquadrias, portas e janelas: as madeiras mais utilizadas nesse tipo de aplicação são o cedro, o feijó e a garapeira, porque são resistentes e possuem boas características de isolamento térmico e acústico.
- Ripas, pilares, forros, vigas, estruturas e similares: são as aplicações mais comuns na construção civil.
- Decks em áreas externas: ajudam a manter a temperatura confortável, mesmo quando estão expostas ao sol, e evitam deixar a superfície escorregadia. Nesse caso, madeiras como ipê, itaúba e teca são as mais recomendadas, por serem resistentes e antiderrapantes.
- Móveis soltos: mesas, cadeiras, sofás e camas costumam ser confeccionados com madeiras nativas ou de plantações. A parte estética da madeira tem grande importância nesse tipo de produto.
- Móveis planejados: armários embutidos, painéis, cabeceiras e outros tipos de mobiliários planejados costumam ser feitos com chapas de MDF, MDP, HDF, compensado, entre outros. Esse tipo de material possui características favoráveis para trabalhar.
- Objetos decorativos: bandejas e persianas, por exemplo, são produtos que fazem parte da decoração de um ambiente e podem ser confeccionados com madeira. A escolha da madeira depende da função que o produto terá.