Artigo
02 abr. 2014
Parceria entre SEBRAE e Facebook vai capacitar empreendedores de pequenos negócios
Facebook e SEBRAE anunciam parceria inédita para capacitar mais de um milhão de empreendedores brasileiros ainda em 2014. O projeto visa contribuir para a inclusão digital das micro e pequenas empresas, apresentar as oportunidades e o potencial de geração de negócios do mundo online, assim como ensiná-los a usar o Facebook para dar visibilidade às suas empresas e prosperarem no mercado atual.
A parceria prevê o lançamento de um curso online gratuito, o primeiro desenvolvido pelo Facebook no mundo. A plataforma será em português e contará com um componente interativo de jogo, no qual os empreendedores aprenderão a usar a rede para atingirem seus objetivos de negócios. Ao final, o empresário adquire créditos para usar em anúncios na plataforma. Por meio dela, o Facebook e o SEBRAE serão capazes de chegar a milhões de internautas brasileiros. Além da capacitação via web, a parceria inova também colocando frente a frente especialistas do Facebook e donos de pequenos negócios. O SEBRAE e o Facebook farão um Road Show, quando irão pessoalmente a capitais brasileiras para capacitar e dar suporte aos empreendedores locais no desenvolvimento de seus negócios dentro do Facebook. Os encontros ocorrerão nas unidades locais do SEBRAE. Também estão previstas participação desses especialistas nas Feiras do Empreendedor promovidas pelo SEBRAE. “Queremos crescer junto com o mercado e contribuir para a inclusão digital de micro e pequenas empresas brasileiras. Hoje, o Facebook chega a oito em cada dez internautas brasileiros e isso representa uma oportunidade enorme para que os empresários encontrem seus consumidores”, afirma Patrick Hruby, diretor de Negócios para PMEs do Facebook para a América Latina. “A parceria com o SEBRAE nos ajudará a trazer esses empresários para o mundo on line, assim como nos dará mais capilaridade no mundo off line. Hoje, já são mais de 25 milhões de páginas de PMEs no mundo, queremos chegar a todas as outras”, conclui o executivo. Na avaliação do presidente do SEBRAE, Luiz Barretto, em um curto espaço de tempo as redes sociais deixaram de ser plataformas de relacionamentos pessoais para atingir o universo empresarial. “A utilização de estratégias demarketing digital e relacionamento com clientes em ferramentas virtuais populares, como o Facebook, passaram a ser obrigatórios na rotina dos empreendedores. A parceria SEBRAE/Facebook é justamente o reconhecimento da internet como ambiente fundamental na gestão e desenvolvimento dos pequenos negócios”, ressalta.