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Gestão
Finanças
27 set. 2017

Coisas que você deveria saber sobre precificação de produtos

Como posso saber qual o valor adequado dos meus produtos ou serviços? Mais do que promoções ou ofertas para atrair clientes, a precificação adequada tem o poder de aumentar o lucro e obter o reconhecimento do mercado. Para definir quanto vale cada item é necessário avaliar os diversos fatores dos gastos e despesas envolvidos diretos e indiretamente na compra ou produção das mercadorias. É o que iremos ensinar no eBook Gestão de Preços, onde é possível aprender mais sobre como precificar corretamente um produto sem perder a cabeça! Sabemos que o preço fala muito sobre o seu produto, por isso é importante executar corretamente este processo, levando em consideração diferentes fatores como:
  • concorrência;
  • valor líquido;
  • valor da marca;
  • situação econômica do público-alvo;
  • índices sociais do município onde está localizado o negócio.
Não adianta colocar um valor muito alto buscando obter lucro acima da média, ou então, um preço bem abaixo do mercado. A precificação adequada deve ser pensada com cautela, para não causar prejuízos ou trazer uma má reputação para a sua marca.

Estou cobrando muito mais ou menos do que deveria?

A venda de um produto com preços muito abaixo do mercado, tanto pode ser associada a falta de qualidade, quanto pode também atrair mais clientes e aumentar as vendas. Por outro lado, a situação inversa também se aplica: quando o preço de uma mercadoria é acima da média, o número de consumidores do produto inicialmente é menor, mas com marketing e técnicas de vendas, a busca do produto pode aumentar. Tomar a decisão correta envolve uma Gestão de Preços com consciência e planejamento. Um exemplo são os celulares: por que algumas marcas são muito mais caras e vendem mais? na prática, todos têm a mesma função de realizar chamadas, mas algumas marcas possuem preços muito acima da média do mercado e mesmo assim conseguem obter tantos compradores quanto os concorrentes mais populares. Além de determinar o público-alvo, calcular as despesas na qualificação e desenvolvimento do produto, tais empresas ainda acrescentam o valor agregado por tempo de mercado e volume de vendas conquistado.

eBook - Precificação de produtos sem perder a cabeça

Para quem está começando um negócio, o preço de um produto é fundamental na obtenção de recursos que darão continuidade aos serviços. Porém, é comum que o  empreendedor cobre valores muito acima do mercado, ou abaixo, resultado em prejuízos para a empresa. Tais comportamentos resultam da falta de conhecimento sobre os aspectos que influenciam a formação de preços, como os famosos 4 Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção). Quer saber mais? Clique no link e baixe gratuitamente o eBook Gestão de Preços. Após a leitura, deixe seus comentários ou envie suas dúvidas! Acesse também:
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