Artigo
08 set. 2014
Rápido e devagar: duas formas de pensar
Eleito em 2011 como o melhor livro pelo “New York Times book review” a obra “Rápido e devagar: duas formas de pensar” tem como autor Daniel Kahneman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia por pesquisas que colocam em xeque a ideia de que a nossa tomada de decisões é essencialmente racional. Este é o primeiro livro em que o psicólogo reúne seus muitos anos de pesquisas e pensamentos.
Qual o peso das impressões intuitivas nas nossas decisões?
Nossa mente possui capacidades extraordinárias e também defeitos e vícios do pensamento rápido. Comportamentos tais como a aversão à perda, o excesso de confiança no momento de escolhas estratégicas, a dificuldade de prever o que vai nos fazer felizes no futuro e os desafios de identificar corretamente os riscos no trabalho e em casa só podem ser compreendidos se soubermos como as formas de pensar moldam nossos julgamentos.
Faça bom proveito da dica de leitura desta semana!
Autor: Daniel Kahneman
Título: Rápido e devagar: duas formas de pensar
Editora: Objetiva
Páginas: 624
Ano: 2012
Resumo:
Nesta obra, Daniel Kahneman procura mostrar as formas que controlam a mente - o pensamento rápido, intuitivo e emocional e o devagar, lógico e ponderado. Daniel busca mostrar a capacidade do pensamento rápido, sua influência persuasiva nas decisões e até onde se pode ou não confiar nele. Segundo a obra, o entendimento do funcionamento dessas duas formas de pensar pode ajudar em decisões pessoais e profissionais.
*Livro disponível para leitura na Biblioteca do Sebrae. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na Av. Osmar Cunha, 278, no Centro de Florianópolis.