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21 mar. 2017
Recrutamento e seleção: os gestores também precisam se preparar para formar equipes
As empresas contam com basicamente três tipos de líderes: o autocrítico, dominador e temido pelo grupo; o liberal, o gestor que concede maior autonomia para as tomadas de decisão individuais e em grupo; e o democrático, o líder que interage bem com a equipe e encoraja a participação das pessoas. Seja qual for o seu estilo, saiba que para manter um ambiente de trabalho saudável e produtivo, a gestão deve ser inspiradora, portanto, é fundamental aprender a delegar tarefas e cobrar resultado. Todas essas responsabilidades, inclusive o recrutamento e seleção, passam pela capacitação e aprimoramento do administrador.
Um gestor com capacidade de liderança, que conduz os processos com eficácia, tem boa comunicação e investe em planejamento estratégico tem muito a oferecer tanto para empresa, quanto para o desenvolvido dos colaboradores. Lembre-se que o perfil dos profissionais vem mudando e é preciso estar preparado para isso.
O desenvolvimento de uma equipe de resultado passa primeiro pela capacitação do gestor, o segundo é estabelecer critérios no recrutamento e seleção que consigam identificar o colaborador ideal para atuar em sua empresa. Por fim, o terceiro é ter foco em liderança: passar segurança, motivar, planejar ações, estabelecer funções e manter os colaboradores engajados. Gerenciar pessoas com esse foco pode reduzir, por exemplo, o turnover nas corporações.
Abaixo confira 7 dicas para ter foco em liderança desde o recrutamento e seleção
- Saiba ouvir: manter a comunicação aberta com os colaboradores é um dos itens mais importantes para o sucesso de uma empresa. Deixar essa porta sempre aberta impede, por exemplo, que atividades sejam interrompidas por dúvidas ou problemas durante a execução de uma tarefa. No entanto, é preciso saber ouvir e se manter aberto a novas ideias, sugestões e até críticas dos membros de sua equipe.
- Gerencie conflitos: por mais que no recrutamento e seleção você faça o possível para escolher o candidato que mais tenha a ver com o clima organizacional, as pessoas são diferentes e é comum acontecer conflitos entre funcionários. É responsabilidade dos gestores conversar com os envolvidos e resolver a questão antes que os resultados da empresa sejam prejudicados.
- Delegue tarefas com segurança: o primeiro passo para delegar tarefas com assertividade é saber as habilidades de cada colaborador. Esse conhecimento pode ser construído desde o recrutamento e seleção. Outro ponto importante aqui é acompanhar o resultado da atividade delegada. Além disso, lembre-se que ao delegar tarefas você concede mais autonomia ao colaborador e isso faz com que se sinta parte do negócio.
- Dê feedback constante: além de guiar o colaborador de acordo com o planejamento estratégico da empresa, o feedback ainda pode funcionar como uma boa ferramenta para gerar insights que podem otimizar o fluxo de trabalho.
- Mantenha a equipe motivada: a motivação é a grande responsável pela produtividade e bons resultados em uma corporação. Proponha metas de desempenho reais e crie ações de recompensa quando o colaborador alcançá-las. Uma outra forma para investir nisso é promover momentos de trocas de experiências, como comemoração de aniversários e happy hours na empresa depois do expediente.
- Compartilhe conhecimento: aprendeu algo novo? Leu uma reportagem que pode ser interessante para o desenvolvimento da equipe? Compartilhe, sempre.
- Diversidade de perfil: já falamos que no recrutamento e seleção é importante encontrar o candidato com o perfil mais próximo da missão, visão e valores da empresa. No entanto, um bom time deve contar com profissionais com perfis e habilidades complementares. Assim, eles podem ajudar uns aos outros para concluir atividades complexas no dia a dia.