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Artigo
05 mai. 2020

Relatório de Inteligência Setorial do Sebrae/SC aponta quais mercados estão aquecidos em meio à crise do coronavírus

O surto da Covid-19 exigiu que a população mundial mudasse hábitos do cotidiano, convívio social e consumo de produtos e serviços. Com isso, a economia e a vitalidade dos negócios foram atingidas de diferentes maneiras. Ao mesmo tempo, muitos estabelecimentos precisaram adotar novas formas de atendimento para se manterem atuantes neste cenário. Adaptação e reinvenção são as novas palavras de ordem. Um novo relatório de inteligência setorial do Sebrae/SC, aponta quais áreas estão apresentando bons resultados nesse cenário de crise.  

De acordo com o levantamento, as compras online, setor farmacêutico, delivery, supermercados e marmitas estão se sobressaindo neste período tão incerto. Com isso, outros modelos de negócios podem buscar inspiração para enfrentar esse período e, quem sabe, até encontrar uma forma de expandir sua atuação. “Nesse momento, os empresários devem se reinventar. Fazer parceria com algum sistema de delivery, ou pensar em uma forma de fazer o seu produto chegar ao consumidor. Desenvolver um site para compras online e investir em canais de comunicação virtuais, como as redes sociais, podem ser caminhos para a superação”, comenta, Leandro Silveira Kalbusch, da gerência de atendimento empresarial do Sebrae/SC.

Para isso, o empresário deve observar exemplos dos modelos de negócios que estão em evidência e inspirar-se para levar soluções para a sua empresa. Abaixo algumas dicas do Sebrae/SC:

1)  Ofereça canais de atendimento online

Essa dica vale para durante e depois da crise. Mais do que nunca, o comportamento de compra online vai ser maior daqui para a frente, pelo fato de que muitas pessoas descobriram esse atendimento só agora e vão continuar com ele.

2)  Conte com o delivery

Independentemente do seu ramo de atividade, pense em como manter os serviços de coleta e entrega na sua forma de atendimento. Esse canal expande a possibilidade de negócios.

3)     Disponha de relacionamento totalmente digital

Crie padrões bem estabelecidos para satisfazer o seu cliente em canais totalmente online. Muitos negócios não tinham esse procedimento bem integrado às suas rotinas, mas o período exigiu que aprendessem e se reinventassem.

4)     Seja transparente em suas ações

Principalmente, dê atenção à higiene das suas atividades. E não basta fazer, é preciso também compartilhar, para que seu cliente se sinta seguro.

5)     Aposte nas redes sociais

Elas são um ótimo canal para divulgar suas ações e até para atender seu cliente.

6)     Crie uma agenda de interação instantânea com o consumidor

As aulas ao vivo se expandiram durante a pandemia do coronavírus. Mas isso mostrou que muitos negócios não estavam usando essa ferramenta a seu favor, como as academias, por exemplo. Passando esta fase, continue apostando na estratégia. Pense em uma agenda para fazer a transmissão online das aulas que acontecem no seu estabelecimento.

7)     Fique atento ao comportamento dos consumidores

Eles são essenciais para você expandir o seu negócio. Neste período, ficou mais evidente a necessidade de acompanhar as preferências, demandas e tendências dos consumidores, pois elas ditaram as transformações que os negócios precisaram fazer para se adequar ao novo cenário.

8)      Ofereça comodidade sempre

Compra online, delivery, atendimento via mensagens instantâneas, por telefone ou presencialmente – mostre ao seu cliente que você está preparado para prestar o atendimento como ele preferir.

Para ter acesso ao relatório completo, clique aqui!

 

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