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Gestão
23 fev. 2021

Transforme o seu negócio por meio dos processos

Um dos maiores fatores que permitem que o empreendedor transforme seu negócio, é saber gerenciar os processos praticados em sua organização.

Isso possibilita que eles atuem com maior eficiência e consigam obter um melhor desempenho, em relação as suas atividades.

Preparamos esse conteúdo completo para você aprofundar seus conhecimentos sobre esse assunto.

Aqui você terá acesso a todo o conhecimento e ferramentas para transformar o seu negócio por meio dos processos.

Confira!

O que é processo?

Para iniciar o entendimento sobre como usar processos é preciso entender o significado dessa palavra.

Processos podem ser definidos como uma série de modificações feitas a fim de otimizar a dinâmica de um negócio.

O principal intuito disso, é gerar produtos que agreguem valor à vida dos consumidores finais.

A sequência de ações é formada por diversas tarefas interligadas, que visam buscar a solução para uma determinada questão.

No entanto, a partir dos resultados obtidos, é possível compreender se há necessidade de transferi-lo para outro processo ou se já pode ser finalizado.

E essa verificação é feita por meio de um gerenciamento de processos, que permite a identificação de diversos pontos.

Dentre esses pontos está a medição, monitoramento, controle, execução e melhoria de toda a série realizada.

Assim, é possível atingir as metas estabelecidas previamente de maneira estratégica, obtendo resultados mais precisos.

Desta forma, a busca por melhores produtos ou serviços pode se tornar algo muito mais simples e dinâmico.

Por que é importante criar processos?

Bem, o primeiro motivo que faz com que a criação de processos seja importante para as empresas, é o fato de se ter tudo organizado.

Além disso, é possível também ter melhor controle de cada etapa realizada, gerando rotinas mais eficientes e produtivas.

E manter os processos organizados, faz com que todos saibam em que momento executar determinada tarefa, reduzindo assim o índice de erros.

Outro motivo que leva a essa importância, é o fato de ser possível estabelecer parâmetros para que tudo seja feito seguindo o que foi determinado.

Assim, é mais fácil desenvolver um padrão de qualidade na rotina de produção e segui-lo.

Por fim, desenvolver processos de maneira organizada faz com que o conhecimento relacionado às tarefas seja disseminado.

Neste caso, a fórmula ou instrução para desenvolver a atividade não ficará alocada em apenas um colaborador da equipe.

Conheça os tipos de processo

Diversos são os tipos de processos que podem ser incluídos para que se transforme um negócio.

Veja mais nos próximos tópicos.

Primários ou essenciais

Estes são processos que têm relação com atividades essenciais que uma empresa costuma realizar, sendo divididos em vários passos que agregam valor uns aos outros.

Em geral, os clientes conseguem perceber com muita facilidade e rapidez,  as falhas ou gargalos que ocorrem durante essa etapa do desenvolvimento.

Desta forma, é possível concluir que os processos primários ou essenciais se conectam diretamente com a experiência que o consumidor terá.

E em relação aos ramos de atuação, este tipo de processo pode sofrer variações.

Nas empresas de manufatura, por exemplo, os mais utilizados são desenvolvimento de produtos, produção, marketing, entrega e atuação em pós-venda.

Apoio ou suporte

Já estes servem para auxiliar quanto à realização dos processos primários, sem agregar valor de forma direta aos produtos para os consumidores.

Apesar de não estar diretamente ligado à experiência do consumidor, esta etapa é importante e faz com que se atinja o sucesso.

Desta forma, é possível concluir que seguindo tudo com cautela, os processos primários passem a ser garantidos.

Os principais processos voltados para o suporte são gestão de RH, de infraestrutura de TI e de estoques.

Gestão ou gerenciamento

Por fim, os processos de gestão ou gerenciamento são os responsáveis pela medição, monitoramento e controle das atividades realizadas.

Isso permite verificar se as metas estabelecidas estão sendo cumpridas durante as etapas primárias ou de suporte.

Portanto, esta etapa é responsável pelo vínculo de valor não ao produto propriamente dito, mas aos processos anteriores.

Esta fase engloba ações como gestão estratégica, governança corporativa e gestão de performance.

Organização funcional x organização orientada ao processo

Nem sempre uma organização pode ser orientada por meio de diferentes processos. Algumas delas optam por atuar pelas funções.

No entanto, trabalhar por meio de processos, permite que se tenha uma busca mais democrática pela fonte de ocorrência de erros nos produtos.

Em geral, se reúne uma equipe com representantes dos setores envolvidos no processo, que realizam diversas análises até chegar à raiz do problema.

Já com a organização funcional, a interação é outra, ou seja, geralmente se atribui a responsabilidade pela falha ao setor de produção.

Desta forma, é possível concluir que, neste caso, não há uma investigação aprofundada, ao menos em um primeiro momento.

Porém, o foco da organização orientada ao processo é de fato fazer uma análise crítica que permita uma conclusão mais adequada.

Assim, tomar decisões quanto à correção de falhas pode ser uma tarefa mais simples e eficiente.

 

No Sebrae/SC você irá encontrar diversos outros conteúdos sobre o assunto para obter ferramentas que transformem o seu negócio.

Então, acesse nosso portal, confira o e-book: “Transformação do negócio por meio de processos” e assista à aula: “Gestão por indicadores”.

 

Imagem: rawpixel.com 

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