Período de férias pode ser uma chance de inovar e faturar
Época de férias não é boa somente para quem descansa. Os donos de lojas, restaurantes e hotéis também aproveitam esse período para aumentar seu faturamento e fidelizar novos clientes. E no quesito turismo os empresários de Santa Catarina não têm do que reclamar, se no verão o litoral tem seus dias de glória, no inverno é a vez do vale e serra verem sua população aumentada graças as festas da estação.
Mas, sua empresa está preparada para o aumento da demanda e é atrativa para o turista? Fique atento a estas dicas:
Atendimento
Buscar oferecer os melhores produtos e prestar um atendimento diferenciado são alguns requisitos básicos. Não importa qual seu setor de atividade, é sempre bom conquistar os clientes não só pela qualidade dos produtos, mas principalmente pelo tratamento especial que você mesmo gostaria de receber.
Marketing
Internet é uma ferramenta barata e com resultados muito positivos para os estabelecimentos que apostam principalmente no marketing espontâneo, o famoso “boca a boca”. Empresários que já mantêm ou pretendem nutrir o negócio conectado nas redes sociais precisam conhecer aplicativos como
Trip Advisor e
Foursquare, neles os visitantes deixam sua impressão dos locais, assim podem promover ou denegrir seu serviço.
Hospedagem
Não é preciso ser uma grande rede de hotéis para garantir lotação máxima. Muitos turistas procuram alternativas mais baratas de hospedagem, como albergues, hospedarias, pensões e campings. Uma boa para seu negócio é eleger um diferencial e imprimir uma marca. O
Programa Bem Receber, por exemplo, ajuda empresários que querem apostar na sustentabilidade. Ambientes confortáveis e aconchegantes também ajudam a garantir a satisfação dos hóspedes.
Alimentação
Bares, lanchonetes e restaurantes devem estar preparados para o aumento da quantidade e rotatividade de clientes. A contratação temporária é comum nesses casos, mas deve haver uma atenção especial para o treinamento de pessoal. Não esqueça de manter um estoque razoável e boa estrutura para armazenamento, para garantir a oferta de tudo que há no cardápio.
Para estar em evidência neste setor é importante ter as licenças para a manipulação de alimentos. Um diferencial são as
certificações de boas práticas higiênico-sanitárias e controles operacionais essenciais, que garantem o reconhecimento dos clientes, que têm a garantia de receber produtos de qualidade, livres de contaminações.
Ter o estabelecimento associado a instituições como a
Abrasel permite a participação em licitações, eventos, cursos de aperfeiçoamento, ações publicitárias e encontros para intercâmbio de experiências.
Gostou das dicas? Você pode se inspirar mais vendo os cases de sucesso, em nossa série "
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