Está quase na hora!

Faltam 05 minutos para o seu agendamento. Prepare-se!

Ir para Meu Espaço
Carrinho
Seus carrinho está vazio!
;) Escolher produtos
Vendas
Marketing
08 nov. 2018

Como fazer vendas por telefone da maneira eficaz

O telefone e o telemarketing atingiram um patamar de estagnação e as técnicas tradicionais de vendas por telefone já não são mais tão eficientes quanto costumavam ser. Com a chegada da internet e popularização de redes sociais e aplicativos de comunicação alternativa, as chamadas “ligações frias” foram perdendo o prestígio, sendo consideradas por muitas pessoas um incômodo. Mas o fato é que o contato por telefone ainda traz algumas vantagens e, se utilizado da maneira correta, pode representar um aumento na conversão e fidelização de clientes.

A internet trouxe uma nova perspectiva e dinâmica de consumo, e permitiu aos consumidores uma ampla troca de informações sobre os produtos e serviços que consomem ou pretendem consumir. Hoje, é muito mais fácil para os consumidores irem atrás de empresas que oferecem soluções e comparar as vantagens e preços de cada uma delas. Tudo isso fez com que o papel do telemarketing tenha perdido um pouco sua eficiência.

Mas a realidade não é assim tão caótica. Existem alternativas e métodos bastante eficazes para realizar as vendas por telefone, a única que coisa que mudou é o modo como são realizadas. Por isso é fundamental buscar qualificações, treinamentos e conteúdos que estejam de acordo com as práticas e tendências do mercado. Neste artigo mostraremos como aplicar corretamente as vendas por telefone em sua empresa.

Afinal, qual a melhor forma de fazer vendas por telefone?

A utilização de ferramentas de atendimento por telefone tem sido alvo de testes em diversas empresas nos últimos anos. Para os profissionais que trabalham no atendimento, é preciso atentar para a motivação e engajamento desses colaboradores, uma vez que o trabalho de ligações pode ser um pouco estressante. Elabore planos de comissão de vendas e especialização do time de vendedores.

  1. Utilize como canal de relacionamento

Telemarketing é a prática de promoção de serviços ou produtos através de ligações de telefone. Ela pode ser ativa — quando o atendente realiza a ligação — ou passiva, quando a ligação do consumidor é atendida pelo funcionário da empresa. O telemarketing pode incluir atendimento, SAC e suporte aos consumidores, logo se trata de uma ferramenta de vendas mas também de relacionamento com o cliente. Por isso é importante avaliar a especialização da equipe para realizar atendimentos eficientes e ganhar a confiança do público.

O Sebrae Santa Catarina oferece um curso completo que fornece embasamento teórico para capacitar os colaboradores e aumentar a taxa de conversões nas abordagens de prospects por telefone. No curso “Engajando oportunidades de vendas no telefone”, os participantes verão de forma prática as técnicas para aumento de engajamento na ligação com possíveis clientes e gatilhos mentais.

2. Qualifique os leads que você já tem

Uma das estratégias mais inteligentes para o telemarketing é utilizar o contato direto para captar mais informações dos leads que você já possui, bem como oferecer materiais e conteúdos para que seja possível qualificá-lo para a concretização da venda. A utilização de listas de contatos compradas faz com que seu time de telemarketing perca tempo com pessoas que não terão interesse no seu produto ou serviço, tornando muito mais difícil a qualificação desses leads e desperdiçando esforços que poderiam ser direcionados aos leads mais qualificados.

3. Campanhas e promoções

Determinadas épocas do ano podem tornar o uso do telemarketing mais frutífero. Use-o para divulgar promoções de datas comemorativas, feriados nacionais e até mesmo data de aniversário do cliente. O contato direto por telefone na divulgação dessas ações faz com que o cliente se sinta lembrado pela instituição, estreitando ainda mais a relação com a empresa e aumentando a possibilidade de conversão no futuro.

O telemarketing é, na verdade, uma ótima maneira de realizar vendas, fazer pesquisas estratégicas, convidar seus clientes para eventos e até mesmo para receber sugestões ou sanar as dúvidas dos clientes e prospects. Se combinada com metodologias de organização da jornada de compra, o telemarketing se torna uma excelente ferramenta para promoção da sua marca e fechamento de negócios.

Se quiser saber tudo sobre as melhores metodologias de vendas por telefone, se inscreva no nosso curso “Engajando oportunidades de vendas no telefone”.

E você, já utiliza essas estratégias de vendas por telefone na sua empresa? Compartilhe conosco nos comentários suas perguntas e sugestões. Acesse nosso portal de Consultoria para saber mais. Em nosso Blog você encontra uma série de artigos sobre empreendedorismo, inovação e sobre o ecossistema de tecnologia de Santa Catarina.

O Portal de Atendimento oferece materiais e cursos para você aprender cada vez mais e alavancar o seu negócio. Não deixe de conferir!

Feedback do aluno

5,0

  • 100%
  • 0%
  • 0%
  • 0%
  • 0%
A
Alan Pereira do Prado Junior
Há 9 meses atrás

Quero fazer o curso

Sebrae SC Há 9 meses atrás

Olá, Alan!

Show! Agradecemos seu interesse. :) 
Realize a inscrição no curso pelo link: www.sebrae-sc.com.br/videoaula/engajando-oportunidades-de-vendas-no-telefone

Conte conosco, 
Equipe Sebrae SC. 

Deseja deixar um comentário, ou perguntar algo para o Sebrae? Você precisa estar logado para comentar ou perguntar! Cadastre-se ou acesse sua conta!