Observatório
- Indústria
- 27 de mai. 13
Inovação em sustentabilidade: ferramenta de educação ambiental
As iniciativas de educação ambiental conseguirão não só estabelecer critérios e ações eficazes para o crescimento do negócio, mas também, se transformarem em ferramentas de conhecimento e compartilhamento de informações
Estratégias de negócios podem ser diferenciadas, abarcar mercados e públicos-alvo diferentes, mas para todas as empresas alguns preceitos são únicos e fundamentais. Entre eles, gerar lucro com responsabilidade social e ambiental.
Esse relatório apresenta como a educação ambiental é considerada uma ferramenta que pode ser conectada às ações de gestão da empresa, como um programa, por exemplo. Nesse sentido, se orientada para um contexto pró-meio ambiente, as iniciativas de educação ambiental conseguirão não só estabelecer critérios e ações eficazes para o crescimento do negócio, mas também, se transformarem em ferramentas de conhecimento e compartilhamento de informações, envolvendo sociedade e fornecedores.
Desta forma, novos valores estarão envolvidos nos processos produtivos criando um diferencial na empresa e direcionando iniciativas para diferentes setores, que alcancem de fato as melhorias ambientais. A proposta, apresentada nesse documento, é de que a educação ambiental dê suporte aos objetivos e metas da empresa, sendo orientada a partir da estratégia de negócio.
Para isso, será preciso o envolvimento dos gestores e o entendimento de que ações desse tipo não podem mais ser consideradas como custos, mas sim, investimentos para o aprimoramento das empresas e para sua permanência no mercado.
Confira os detalhes de como a educação ambiental pode ser parte da estratégia da empresa e como programas desenvolvidos nesse sentido estão aumentando a competitividade dos negócios!