Observatório
- Indústria
- 06 de dez. 12
Mudanças no mercado de luxo e as oportunidades para o setor calçadista brasileiro
As configurações do mercado de luxo no Brasil e no mundo oferecem movimentações que, aos empresários bem informados, podem abrir portas de novos negócios
Atualidades do mercado de luxo abrem oportunidades para os empresários do setor calçadista. Seja para o mercado interno, seja para artigos de exportação. Os artigos de couro, sapado e vestuário masculino são duas categorias em destaque na linha de luxo e estão com vendas crescentes em diferentes países e, também, no Brasil.
Reportagem publicada pelo jornal Folha de São Paulo mostra que já temos atualmente 50 bilionários em nosso país e em torno de 155 mil milionários. E o número de milionários vem aumentando.
O aumento do poder aquisitivo da população brasileira e o crescimento da classe C trazem oportunidades para esse mercado. É um novo consumidor que surge, com mais acesso devido a sua elevação social.
Dados levantados pela publicação Mundo Marketing (GARCIA, 2012a) mostram que o mercado de luxa movimenta ? 212 bilhões em todo o mundo. Além disso, no Brasil, a previsão de crescimento desse mercado é de 25% para os próximos cinco anos.
Existem ainda muitas oportunidades em mercados emergentes, que possuem uma atenção especial também aos produtos fabricados no Brasil. Entre eles, Rússia, Índia e China. As oportunidades para as empresas brasileiras em outros países estão consolidadas em saber explorar aspectos peculiares, como pequenas quantidades, aspecto artesanal dada à peça, além do atendimento exclusivo.
Confira o relatório na íntegra!