Observatório
- Comércio
- 17 de dez. 21
Tendência dos Pequenos Negócios Catarinenses - 3º trimestre de 2021
Confira indicações sobre o estado geral dos pequenos negócios catarinenses e os principais resultados gerados neste 3º trimestre, com dados sobre vendas, investimentos, dificuldades e outros aspectos.
O Sebrae e o Observatório de Negócios buscam reunir, trimestralmente, indicações sobre o estado geral dos pequenos negócios catarinenses, suas expectativas de curto prazo e indicativos sobre o desempenho da atividade econômica no último trimestre. Para isso, são realizadas entrevistas distribuídas por cotas representativas ao número de MEI, ME e PE, assim como por setor de atividade nas regiões Foz do Itajaí, Grande Florianópolis, Extremo-Oeste, Meio-Oeste, Oeste, Norte, Serra, Sul e Vale do Itajaí. Entre os resultados da análise desses dados estão:
- O aumento de custos das empresas foi a maior dificuldade citada, com 28,6%.
- Próximo de quatro em cada dez pequenos empresários (MPEs) catarinenses (36,4%) apresentam registros de aumento nas vendas nesse período.
- A indústria segue como o setor mais fortalecido após a pandemia, e registra o maior crescimento entre os setores no trimestre.
Confira mais sobre esses e outros resultados fazendo o download do material completo.