Observatório
- Indústria
- 14 de nov. 19
B2Blue: conectando empresas e indústrias interessadas em comprar e vender resíduos
Conheça mais sobre a história dessa plataforma digital que dá uma nova destinação aos resíduos.
Uma empresa pioneira que se tornou referência no mercado ao criar uma plataforma cujo foco é conectar empresas e indústrias que precisam recolher seus resíduos a outras que precisam desses materiais para beneficiamento e geração de matéria-prima. Assim surgiu, em 2012, na cidade de São Paulo, a B2Blue, resultado de uma ideia – e de muito trabalho – da empreendedora Mayura Okura.
A partir de um investimento inicial de R$ 200 mil, ela criou um modelo de marketplace (shopping online) no qual empresas geradoras dos mais diversos tipos de resíduos se conectam com potenciais compradores (empresas e indústrias). Hoje, mais de 20 mil empresas cadastradas ofertam cerca de 10 mil tipos de resíduos pela plataforma, calcula a empreendedora – e grandes companhias utilizam esse modelo, como Ambev, Toyota e Unilever. As ofertas variam de vidro a borracha, material orgânico, químicos, papel, madeira, eletrônicos, plástico, metais e muitos outros dejetos.
A empreendedora destaca a importância de participar de entidades associativas para conhecer projetos que estão sendo desenvolvidos e a demanda do mercado; espaços de coworking para ter relacionamento com outros empreendedores e startups, além de entidades que promovem cursos e capacitações – como o Sebrae – para ter competitividade e crescer.