De origem estadunidense e hoje adotada por vários países do mundo, incluindo o Brasil, a Black Friday ocorre na última sexta-feira de novembro e é um dos eventos mais aguardados do ano pelos consumidores e lojistas.
E não é por menos: segundo a Black Friday Global, as vendas ao redor do mundo no dia da Black Friday são, em média, 663% maiores do que a média de vendas em dias comuns – no Brasil, são 819% maiores.
A mesma pesquisa apontou que, na Black Friday de 2021, os dispositivos móveis foram os meios mais utilizados para acessar os produtos em promoção, com 61,1% das visitas. Isso mostra que o consumidor está se habituando a fazer tudo pelo seus smartphone, buscando um acesso a meios de compra que ofereçam mais conveniência e praticidade.
Nesse contexto de grandeza da Black Friday, com destaque para o on-line, o Observatório de Negócios do Sebrae/SC tem como objetivo desta pesquisa analisar esse evento do ponto de vista do que dizem as pessoas em seus perfis de comunicação digital. Assim, buscaremos saber quais críticas, elogios, experiências positivas ou negativas essas pessoas têm sobre a Black Friday e o que isso pode trazer de ideias para estratégias de vendas aos varejistas.
Os principais resultados da pesquisa foram:
- A maior crítica dos usuários sobre a Black Friday é a suposta manipulação das promoções divulgadas pelo varejo;
- Muitos usuários também relatam que acompanham o preço dos produtos ao longo do ano para saberem se de fato há desconto nos preços anunciados pelas lojas no dia do evento;
- O frete é também um fator que influencia no momento de compra na Black Friday, há opiniões negativas sobre o bom desconto nos preços mas aumento no frete;
- Os usuários relatam a preferência por lojas que estão em diversas plataformas, mas há ainda aqueles que preferem a compra presencial.
Veja o vídeo com os principais insights e no final da página você encontra os resultados completos da pesquisa!
Gostou? Acesse agora o conteúdo completo!
Acessar Pesquisa em Redes Sociais!